Fórmula 1600
Na Fórmula 1600, talento e estratégia pesam mais que cavalos de potência,
A Fórmula 1600 é um raro exemplo no automobilismo em que a vitória não se compra com um motor mais potente ou com soluções de engenharia milionárias. A categoria adota um conjunto de regras que praticamente elimina as diferenças mecânicas entre os competidores, criando um cenário em que cada décimo de segundo depende, de fato, da habilidade do piloto e da competência da equipe nos ajustes permitidos.
Todos os carros usam o mesmo conjunto básico: motor Ford Zetec Rocam 1.6, chassi tubular Mangusto-R5, câmbio VW de quatro marchas e combustível exclusivamente etanol. As regras impedem alterações profundas, restringindo as equipes a pequenas regulagens dentro de limites rigorosamente definidos. Pneus, aerodinâmica e peso mínimo também seguem padrões iguais para todos, o que fecha as portas para soluções que possam gerar vantagem mecânica significativa.

Foto: Carlos Rossi - Kabé

Foto: Carlos Rossi - Kabé
A partir de 2025, na 7ª etapa da temporada — prevista para ser disputada no Autódromo Velocitta —, a categoria introduzirá uma novidade importante: todos os carros passarão a contar com asas dianteira e traseira. Apesar de trazerem um incremento aerodinâmico, essas peças seguem o mesmo princípio de igualdade técnica da Fórmula 1600: são idênticas para todo o grid e obedecem às mesmas especificações. Com isso, a inovação não quebra o equilíbrio, mas adiciona um novo elemento para que pilotos e equipes explorem nos acertos e estratégias.
Nesse ambiente, o que separa o líder do pelotão do resto do grid é o trabalho invisível feito fora da pista: a precisão no acerto de suspensão, a leitura das condições de corrida, a estratégia de ultrapassagem e, claro, a frieza do piloto em disputas roda a roda. A Fórmula 1600 recompensa quem explora ao máximo as ferramentas limitadas que tem nas mãos, transformando cada etapa em um duelo puro, onde máquina e máquina são iguais — mas piloto e piloto, nunca.
* Texto elaborado com base no regulamento técnico de 2025 - Autor: Carlos Rossi / Red Line Motor Sport