top of page

Zonta e Petecof chegam motivados para a pista mais rápida do Brasil com a nova Stock Car

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 21 de mai.
  • 3 min de leitura
Zonta e Petecof chegam motivados para a pista mais rápida do Brasil com a nova Stock Car
Ricardo Zonta (José Mário Dias)

Dupla patrocinada pela Shell destaca desenvolvimento dos novos SUVs para jornada em Cascavel

 

A nova Stock Car estreou seus tecnológicos SUVs com uma corrida em São Paulo. Mas agora, em Cascavel, o campeonato dos carros da nova geração começa para valer. Depois dos ensaios da etapa inaugural, a veloz pista do oeste paranaense recebe a categoria com programação completa: serão duas corridas distribuindo pontuação cheia neste fim de semana.


O Autódromo Zilmar Beux é famoso por suas curvas de alta, com destaque para o Bacião, a curva 1, apontada por muitos pilotos e engenheiros da Stock Car como o trecho mais desafiador do calendário. 


Equipados com motor turbo, os novos SUV prometem ser muito mais velozes que os carros da geração anterior e há expectativa que, nesta etapa, seja liberado o mecanismo de push to pass para incrementar as disputas. Já o acionamento do DRS, também prometido pela Stock Car como atributo adicional de competitividade no carro novo, talvez ainda não esteja 100% na etapa.


Com pilotos e equipes se adaptando à nova realidade da categoria, foram programados dois treinos extra nesta quinta-feira. E todo tempo de pista é importante para um melhor entendimento dos novos bólidos.


No caso de Ricardo Zonta, a etapa 1 começou muito bem. O paranaense da equipe Shell-RCM esteve entre os mais rápidos dos treinos livres com o SUV # 10 e largou da primeira fila. Mas foi obrigado a resetar seu carro durante a volta de apresentação, caindo para o fim do pelotão. Então partiu para uma prova de recuperação e terminou em 12º.


Para Gianluca Petecof a etapa inaugural foi mais árdua. O novo Mitsubishi da equipe Car Racing KTF teve seguidos problemas, que o jovem piloto Shell acredita estarem solucionados para Cascavel.


Além dos treinos extra, a categoria tem dois treinos livres na sexta, o quali e a corrida 1 no sábado e a corrida principal no domingo. Os canais Band e Sportv exibem as provas da segunda etapa do campeonato.

 

O que eles disseram:


“Cascavel é uma pista desafiadora e que influência muito na aerodinâmica do carro. Com todas as novidades da temporada e o carro novo, ainda não sabemos como a aerodinâmica funciona em cada circuito e será um grande aprendizado para todo mundo. Nós estamos muito confiantes, até porque em São Paulo andamos sempre entre os melhores em cada treino e eu estou muito otimista com nosso resultado. A equipe tem uma ótima preparação e o carro está muito bom, o que me anima ainda mais para o campeonato”, Ricardo Zonta.



“Voltando para Cascavel, segunda etapa do campeonato e, agora sim, a primeira etapa pra valer da nossa temporada. Estou animado para deixar para trás os contratempos técnicos que tivemos em Interlagos e nos impediram de competir. Agora é focar totalmente em performance. A expectativa é que a gente consiga evoluir bastante, entender melhor o carro e dar início de fato ao nosso 2025 dentro da pista”, disse Gianluca Petecof.



Stock Car - Cascavel - Etapa 2:

Quinta-feira, 22 de maio

12:25 - 13:05 - Treino extra 1 - Grupo 1

13:10 - 13:50 - Treino extra 1 - Grupo 2

15:25 - 16:05 - Treino extra 2 - Grupo 1

16:10 - 16:50 - Treino extra 2 - Grupo 2


Sexta-feira, 23 de maio

09:40 - 09:55 - Shakedown - Grupo 1

10:00 - 10:15 - Shakedown - Grupo 2

12:20 - 12:50 - Treino livre 1 - Grupo 1

12:55 - 13:25 - Treino livre 1 - Grupo 2

15:00 - 15:30 - Treino livre 2 - Grupo 1

15:35 - 16:05 - Treino livre 2 - Grupo 2


Sábado, 24 de maio

08:30 - 09:20 - Quali

15:13 - Corrida 1 (30 minutos +1 volta)


Domingo, 25 de maio

14:10 - Corrida 2 (30 minutos +1 volta)


Luis Ferrari



Comments


bottom of page