Toyota se Prepara para Batalha Épica em Le Mans com Estratégia Focada na Maratona de 24 Horas
- Carlos Rossi | Kabé
- 13 de jun.
- 4 min de leitura

Fabricante japonês aposta em ritmo de corrida após classificação conturbada para conquistar sexto título histórico
A maratona de preparação chegou ao fim em La Sarthe. Durante quatro dias intensos, a Toyota Gazoo Racing acumulou mais de 5.700 quilômetros de rodagem distribuídos em 425 voltas, refinando cada detalhe dos dois GR010 HYBRID para o desafio mais exigente do automobilismo mundial. Diante de 320 mil espectadores que esgotaram os ingressos, a equipe nipônica buscará escrever mais um capítulo glorioso em sua história nas 24 Horas de Le Mans.
O final de semana começou com altos e baixos para os japoneses. Enquanto Brendon Hartley brilhou ao garantir vaga na superpole com uma volta excepcional, o destino pregou uma peça cruel em Sébastien Buemi. Um erro na temida curva Mulsanne resultou em pneu furado e na perda da oportunidade de brigar pelas primeiras posições, relegando o carro # 8 à décima colocação no grid. A situação do # 7 é ainda mais desafiadora: Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries enfrentarão a largada desde a 17ª posição.
A estratégia da Toyota ficou evidente nos treinos finais. Enquanto rivais priorizavam voltas únicas espetaculares, os engenheiros japoneses mantiveram foco absoluto na configuração para as 24 horas de batalha que se aproximam. O terceiro treino livre se transformou em laboratório a céu aberto: diferentes compostos de pneus Michelin foram testados no # 8, enquanto o # 7 explorou ajustes mecânicos durante três horas de trabalho intenso.
As condições perfeitas da tarde de quinta-feira permitiram comparações precisas entre componentes. Uma breve interrupção por bandeira vermelha não atrapalhou o cronograma estabelecido pela equipe, que manteve ritmo constante de desenvolvimento até os minutos finais dos treinos noturnos.
O drama da classificação começou às 21h05, quando quinze hipercars disputaram as dez vagas da segunda fase. Hartley respondeu à pressão com maestria, cravando o melhor tempo de um Toyota em 2024 e avançando em sexto lugar. O regulamento exigiu troca de piloto para a fase decisiva, transferindo a responsabilidade para Buemi. O suíço, reconhecidamente limitado pelo pouco tempo de preparação em configuração de classificação, não conseguiu extrair o máximo potencial do carro antes do infortúnio que selou sua sorte.
A sessão final sob as luzes de La Sarthe serviu como ensaio geral para as condições que definirão grandes trechos da corrida. Os sistemas de iluminação LED receberam ajustes finais, enquanto os pilotos se familiarizaram com as particularidades da pista na escuridão.
Agora resta a sexta-feira para os últimos preparativos. Sem atividade na pista, equipes e pilotos se concentrarão na análise de dados, definição de estratégias e simulação de cenários. O tradicional desfile no centro da cidade oferecerá momento de descontração, com os competidores utilizando protótipos Hilux movidos a hidrogênio para encontrar os fãs.
As declarações dos pilotos refletem realismo temperado com otimismo. Kobayashi reconhece que não possuem o carro mais rápido, mas confia na capacidade de execução perfeita que já rendeu frutos na temporada. Conway destaca a força em condições noturnas, enquanto De Vries vê evolução positiva em relação aos primeiros dias.
Buemi lamenta o erro que custou uma posição melhor no grid, mas Hartley celebra a performance em sua volta de classificação. Hirakawa encerra com filosofia: em uma corrida de 24 horas, a posição de largada importa menos que estar preparado para a batalha que se avizinha.
A largada está marcada para sábado às 16h, precedida por um aquecimento ao meio-dia. Será o momento da verdade para descobrir se a aposta da Toyota no ritmo de corrida compensará as dificuldades na classificação.
24 Horas de Le Mans – Treino Livre 3
1º # 5 Porsche Penske (Andlauer/Christensen/Jaminet) 3mins 24,717seg 33 voltas
2º # 38 Cadillac Team JOTA (Bamber/Bourdais/Button) +0,816seg 41 voltas
3º # 12 Cadillac Team JOTA (Stevens/Nato/Lynn) +0,892 segundos 40 voltas
4º # 51 Ferrari AF Corse (Pier Guidi/Calado/Giovinazzi) +0,988 segundos 44 voltas
5º # 83 AF Corse (Kubica/Ye/Hanson) +1,605 segundos 29 voltas
6º # 20 BMW M Team WRT (Rast/Frijns/Van der Linde) +1.650 segundos 32 voltas
11º # 7 TOYOTA GAZOO Racing +2,639 segundos 42 voltas
14º # 8 TOYOTA GAZOO Racing +3,024 segundos 45 voltas
24 Horas de Le Mans – Hiperpole 1
1º # 311 Cadillac Whelan (Aitken/Drugovich/Vesti) 3mins 22,742seg
2º # 38 Cadillac Team JOTA (Bamber/Bourdais/Button) +0,399seg
3º # 20 BMW M Team WRT (Rast/Frijns/Van der Linde) +0,508seg
4º # 50 Ferrari AF Corse (Fuoco/Nielsen/Molina) +0,531seg
5º # 36 Alpine Endurance Team (Schumacher/Makowiecki/Gounon) +0,720seg
6º # 8 TOYOTA GAZOO Racing +0,804seg
24 Horas de Le Mans – Hiperpole 2
1º # 12 Cadillac Team JOTA (Stevens/Nato/Lynn) 3min 23.166seg
2º # 38 Cadillac Team JOTA (Bamber/Bourdais/Button) +0.167seg
3º # 5 Porsche Penske (Andlauer/Christensen/Jaminet) +0.309seg
4º # 15 BMW M Team WRT (Vanthoor/Magnussen/Marciello) +0.493seg
5º # 4 Porsche Penske (Nasr/Tandy/Wehrlein) +0.817seg
6º # 20 BMW M Team WRT (Rast/Frijns/Van der Linde) +0.843seg
10º # 8 TOYOTA GAZOO Racing Sem tempo
24 Horas de Le Mans – Treino Livre 4
1º # 83 AF Corse (Kubica/Ye/Hanson) 3mins 26,523seg 10 voltas
2º # 50 Ferrari AF Corse (Fuoco/Nielsen/Molina) +0,933seg 12 voltas
3º # 311 Cadillac Whelan (Aitken/Drugovich/Vesti) +1,257seg 12 voltas
4º # 38 Cadillac Team JOTA (Bamber/Bourdais/Button) +1.370seg 12 voltas
5º # 6 Porsche Penske (Estre/Vanthoor/Campbell) +1.396segs 15 voltas
6º # 12 Cadillac Team JOTA (Stevens/Nato/Lynn) +1.468segs 10 voltas
9º # 8 TOYOTA GAZOO Racing +1,809seg 14 voltas
12º # 7 TOYOTA GAZOO Racing +2,156seg 15 voltas
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Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
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