Toyota mostra garra e estratégia em corrida caótica antes de Le Mans
- Carlos Rossi | Kabé
- 11 de mai.
- 3 min de leitura

GR010 HYBRID # 8 termina em quarto após corrida de recuperação marcada por clima tenso, incidentes e jogo de xadrez nos boxes
Mesmo sem brigar diretamente pelo pódio, a TOYOTA GAZOO Racing mostrou por que é a atual campeã mundial. Em uma corrida cheia de reviravoltas e decisões estratégicas milimétricas, o trio Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa levou o GR010 HYBRID # 8 à quarta colocação, enquanto Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries fecharam a prova em sétimo com o carro # 7.
O último desafio antes das 24 Horas de Le Mans teve clima quente, arquibancadas cheias e um grid de 18 Hypercars faminto por cada posição. Com um qualifying decepcionante que colocou Brendon em 15º e Mike em 16º no grid, o time precisou apostar na pilotagem agressiva e na inteligência nos boxes para se recuperar.
Logo nas primeiras voltas, a dupla da Toyota foi para cima. Mike teve seu progresso temporariamente interrompido por um furo no pneu dianteiro direito, mas um safety car virtual oportuno permitiu que o # 7 fizesse seu segundo pit stop com perda mínima de tempo, entrando no top 10. Na sequência, Kamui assumiu o volante do # 7, enquanto Ryo pegou o # 8.
Kamui protagonizou um duelo quente com o Porsche # 5, ultrapassando-o após uma tentativa frustrada e uma escapada de pista. O safety car na metade da corrida foi um divisor de águas: com um pit stop mais rápido trocando apenas dois pneus, o # 7 saltou para terceiro.
Mas os Ferraris vieram para cima. Um erro na freada da Bus Stop jogou o carro #7 para sétimo. Mais tarde, com novo safety car, os dois GR010 voltaram aos boxes para troca de pilotos. Nyck assumiu o # 7, enquanto Buemi entrou no # 8, igualando o recorde de 89 participações em provas do WEC.
Faltando duas horas para o fim, a Toyota apostou em estratégias distintas de combustível. O # 8 encurtou seu penúltimo stint para fugir do tráfego e Buemi cravou voltas rápidas, chegando a liderar antes do último pit stop. O plano deu certo: o carro # 8 voltou ao top 5 e cruzou a linha de chegada em quarto, enquanto o # 7 confirmou o sétimo lugar.
"Foi uma corrida difícil, mas estou feliz com o resultado. Fizemos um ótimo trabalho com a estratégia de combustível e recuperamos muitas posições", avaliou Buemi. “Tivemos confiabilidade, estratégia inteligente e nenhum erro — acho que foi o máximo que podíamos fazer.”
Hartley, por sua vez, exaltou o esforço coletivo: “Não tínhamos ritmo para brigar com os líderes, mas tivemos um trabalho em equipe espetacular. Estratégia, mecânicos, engenheiros e pilotos... todo mundo entregou tudo. Chegar em quarto vindo lá de trás foi incrível.”
Nyck de Vries, que fechou o stint final do # 7, também elogiou o time: “Foi um fim de semana desafiador. Fizemos o melhor que podíamos com o que tínhamos. Levamos os dois carros até o fim e conquistamos bons pontos.”
Do lado da estratégia, Kamui Kobayashi, chefe da equipe e piloto do carro # 7, resumiu: “Dividimos as estratégias entre os dois carros. O # 8 fez um ótimo trabalho com a tática agressiva e mereceu o quarto lugar. Agora o foco total é em Le Mans. Precisamos trabalhar juntos para buscar a performance que falta.”
Foco total em Le Mans
O desempenho sólido mantém os dois carros da Toyota pontuando em todas as corridas da temporada até aqui, mas a cabeça já está em La Sarthe. “Queremos muito voltar ao pódio — e se for no topo, melhor ainda”, cravou Hartley.
Entre os bastidores e a pista, ficou claro que a equipe japonesa ainda não mostrou todas as cartas — e pode surpreender em busca da sexta vitória em Le Mans, nos dias 14 e 15 de junho.
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
*Fonte: Release de Toyota Gazoo Racing
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