top of page

TOYOTA GAZOO Racing pronta para espetáculo em SPA

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 2 de mai.
  • 4 min de leitura
TOYOTA GAZOO Racing pronta para espetáculo em SPA
(Toyota Gazoo Racing)

A TOYOTA GAZOO Racing assume o desafio do espetacular Spa-Francorchamps quando o Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA de 2025 se mudar para a Bélgica para a terceira etapa no sábado, 10 de maio.


As 6 Horas de Spa-Francorchamps não são apenas uma data lendária no calendário de corridas de endurance, mas também a última corrida antes das 24 Horas de Le Mans, nos dias 14 e 15 de junho, e, portanto, um passo importante nos preparativos da TOYOTA GAZOO Racing para lutar pela sexta vitória em La Sarthe.


Após uma suada finalização com pontos duplos na segunda etapa em Ímola no mês passado, a equipe pretende dar o pontapé inicial na sua luta pelo Campeonato Mundial no circuito de Spa-Francorchamps, onde se destacou recentemente. Em suas 12 corridas do WEC, venceu oito vezes, incluindo uma sequência recorde de vitórias de 2017 a 2023.


Até agora, em 2025, a TOYOTA GAZOO Racing ainda não subiu ao pódio, mas superou circunstâncias desafiadoras por meio de uma mistura de estratégia inteligente, pilotagem determinada e forte trabalho em equipe para marcar pontos consistentes no Catar e em Ímola. A equipe ocupa o terceiro lugar no Campeonato Mundial de Construtores, 39 atrás da líder Ferrari.


Spa-Francorchamps é uma das duas corridas em casa da TOYOTA GAZOO Racing no WEC, juntamente com o Fuji Speedway, devido à proximidade com a sede da equipe em Colônia, Alemanha. Um grande contingente de funcionários fará a jornada de 120 km para torcer pelos GR010 HYBRIDs quando eles enfrentarem um campo altamente competitivo de 18 hipercarros, incluindo Alpine, Aston Martin, BMW, Cadillac, Ferrari, Peugeot e Porsche.


Os preparativos da TOYOTA GAZOO Racing para as 6 Horas de Spa-Francorchamps e Le Mans intensificaram-se em abril, quando a equipe realizou um teste de dois dias no circuito de alta velocidade, que foi recapeado em quase metade de seus 7,004 km de extensão desde a corrida do WEC do ano passado.


O WEC costuma ser recebido com grande público em Spa-Francorchamps e eles têm a primeira chance de ver a classe Hypercar de 2025 na pista quando os treinos começam na quinta-feira, 8 de maio, com duas sessões de 90 minutos, antes da classificação no dia seguinte (15h25 CEST). A corrida começa às 14h do sábado, 10 de maio.


O que disseram:


Kamui Kobayashi (diretor da equipe e piloto, carro nº 7):

Spa é sempre uma corrida importante, pois é o último evento antes de Le Mans. Portanto, é um momento importante em nossos preparativos, pois é a última chance de ajustar nossos processos, aprender mais sobre o carro e construir um clima de equipe ainda mais unido em uma situação de corrida. Spa é um circuito fantástico, com grande história e geralmente com um grande público, então é uma corrida que todos os pilotos querem vencer. Eu realmente gosto de pilotar lá e sempre aguardo ansiosamente por esta corrida, embora o clima possa ser um ponto de interrogação. Precisamos estar prontos para qualquer coisa que adicione ainda mais desafios ao fim de semana. A competição será acirrada, como sempre, e, como equipe, estamos prontos para uma luta acirrada.


Mike Conway (Piloto, carro nº 7):

Spa é definitivamente uma das minhas pistas favoritas e normalmente te surpreende, muitas vezes com o clima. Esse é o charme de Spa; você nunca sabe o que vai encontrar. Também é um evento especial para nós, porque é uma das nossas corridas em casa, com a fábrica a apenas uma hora de distância. É ótimo ter nossos colegas conosco, porque eles não têm muitas oportunidades durante a temporada. Espero que eles possam curtir uma corrida emocionante.


Nyck de Vries (motorista, carro nº 7):

Estamos um pouco decepcionados com o resultado em Ímola, pois estávamos a caminho de um pódio e ele escapou, então estamos ansiosos para voltar à ação tão rapidamente em Spa. É sempre bom estar lá, com muitos fãs locais e muitos colegas que viajarão para nos apoiar. Le Mans está se aproximando muito rapidamente e Spa é outro marco importante em nossos preparativos, então estamos ansiosos para começar.


Sébastien Buemi (piloto, carro #8):

É a última corrida antes de Le Mans, então faremos o nosso melhor para entrar na grande corrida com um resultado forte. A pista foi recapeada desde a nossa última corrida em Spa, mas testamos lá, então temos bons dados para analisar e estaremos bem preparados. Em Ímola e no Catar, mostramos o quanto estamos lutando. Não tínhamos ritmo suficiente para lutar pela vitória, mas não ficamos muito atrás. Temos uma equipe e um carro fortes, então espero que, com todas as pequenas melhorias que fizermos, possamos competir pela vitória.


Brendon Hartley (Piloto, carro nº 8):

Spa é sempre um lugar especial para correr; é rápido, fluido e imprevisível. O tempo pode mudar num piscar de olhos, o que aumenta o desafio, mas é isso que torna tudo emocionante. Como equipe, estamos focados em executar nosso fim de semana com perfeição e criar um bom ritmo para Le Mans. O objetivo é lutar na frente e somar o máximo de pontos possível.


Ryo Hirakawa (motorista, carro #8):

Tivemos duas corridas difíceis, mas sinto que, como equipe, trabalhamos muito juntos e maximizamos nossos resultados no Catar e em Ímola. Quando não temos o desempenho para brigar na frente, é importante somar pontos sólidos, porque a temporada é longa e nosso objetivo ainda é vencer o Campeonato Mundial. Não se passou muito tempo desde a última corrida, mas sei que a equipe está trabalhando a todo vapor, então voltaremos mais fortes em Spa.


Toyota Gazoo Racing

コメント


bottom of page