top of page

Toto Wolff fala sobre a Mercedes e o GP de Fórmula 1 na China

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 19 de mar.
  • 3 min de leitura
Toto Wolff fala sobre a equipe Mercedes e o GP de Fórmula 1 na China
Mercedes na Australia - Foto Jiri Krenek M489511

São Paulo, 19/03/2025. Ciente dos percalços sofridos pela Mercedes na abertura da temporada da Fórmula 1, na Austrália, Toto reconhece que a equipe não está bem na hierarquia, mas também vê muitos pontos positivos.


Sobre o novo carro, Wolff disse que "o W16 forneceu uma plataforma estável para os pilotos, foi menos propenso a oscilações no desempenho em relação às condições do que seu antecessor e, em alguns momentos, mostrou ritmo forte o suficiente para desafiar na frente". Afinal, Russel e Antonelli terminaram a corrida com as 3ª e 4ª posições.


Como Kimi Antonelli estava apenas estreando na Fórmula 1, Toto Wolf destacou os desafios do novo piloto: "Para Kimi, a tarefa não poderia ser mais difícil em sua estreia no Grande Prêmio: largar fora de posição, enfrentar condições extremamente difíceis e, às vezes, uma pista traiçoeira. No entanto, ele lidou com tudo que foi jogado nele com uma maturidade além de sua idade. Sua velocidade quando em ar livre era impressionante e sua confiança e determinação ao ultrapassar eram excelentes. Haverá momentos desafiadores para ele ao longo da temporada, mas estamos satisfeitos com a trajetória que estamos vendo dele já. P4 foi uma recompensa justa."


Tendo sido na Austrália a primeira corrida em que o novo carro realmente esteve à prova, Toto está convicto de que houve grandes avanços; "está claro que demos um bom passo à frente durante o inverno. Nosso foco agora é desbloquear mais potencial e adicionar desempenho. Estamos animados para esse desafio. A corrida em si foi bem executada. Tomamos as decisões certas na hora certa para reivindicar nosso primeiro pódio da temporada. George fez uma corrida impecável, acelerando quando necessário, controlando seu ritmo para capitalizar no pódio e aproveitando as oportunidades quando elas se apresentaram. Um desempenho de ponta e apenas destaca sua velocidade, maturidade e inteligência", disse Wolff.


Depois de falar um pouco sobre a estreia da Mercedes na temporada de 2025, realizada no final de semana passado, Toto também ressaltou a ansiedade de toda equipe para o GP da China onde, apesar de terem terminado com Russelll em P6 e Hamilton em P9, todos sentiram muito calor dos fãs. Disse Toto Wolff: "estamos ansiosos para retornar à China depois do que foi um Grande Prêmio notável no ano passado. Você podia sentir a paixão e a energia dos fãs quando a F1 retornou ao país pela primeira vez em cinco anos. Como o maior mercado automotivo do mundo e uma das maiores economias do mundo, a China é crucial para o impacto global do esporte. Tenho certeza de que este ano veremos outro grande evento".


Ficha de fatos: Grande Prêmio da China


  • Entre 2012 e 2017 a Mercedes conquistou seis pole positions consecutivas no Circuito de Xangai

  • Antes de 2024, o último GP realizado na China foi em 2019, sendo que foi em 2004 que se deu a primeira realização de um GP no país.

  • Tal como aconteceu no ano passado, agora em 2025 será em Xangai que se dará a primeira corrida Sprint de uma temporada

  • O traçado do Circuito de Xangai conta com 5,451 km com 16 curvas (nove à direita, sete à esquerda). O recorde da volta mais rápida de lé foi cravado por Michael Schumacher em 2004, e nunca foi superado.

  • Em especial para a Mercedes, foi nesse circuito que em 2012 Nico Rosberg saiu vitorioso, marcando a primeira vitória da equipe desde que retornaram ao esporte.

  • Em 2005, o circuito Chinês foi palco do último GP de uma temporada, coisa que só ocorreu uma vez.

  • Em 2024, o Grande Prêmio da China viu mais ultrapassagens sem assistência de DRS (25) do que qualquer outra corrida do calendário, com o grampo no final da longa reta final sendo um local popular para ultrapassagens.

  • Neste ano o Circuito de Xangai também será palci da primeira rodada da temporada da F1 ACADEMY. Pela Merecedes será Doriane Pin a piloto a representar equipe.



Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico

MTb nº 0097.123/SP

Contato: (11) 98265-9996


留言


bottom of page