top of page

Stock Car acelera em Goiânia para definir concorrentes ao título da temporada 2024

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 19 de nov. de 2024
  • 7 min de leitura
Stock Car acelera em Goiânia para definir concorrentes ao título da temporada 2024    Penúltima etapa do ano apontará os finalistas que lutarão pelo Troféu dos Campeões. vários pilotos seguem com chances, mas disputa vai afunilar após corridas no Planalto Central
A Stock Car Pro Series volta a Goiânia para definir os finalistas de 2024 (Duda Bairros/Stock Car)

Penúltima etapa do ano apontará os finalistas que lutarão pelo Troféu dos Campeões. vários pilotos seguem com chances, mas disputa vai afunilar após corridas no Planalto Central


A Stock Car Pro Series está muito perto de conhecer os pilotos que vão concorrer ao título da temporada 2024. Entre 22 e 24 de novembro, o Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna será palco da 11ª e penúltima etapa de um campeonato repleto de competitividade, equilíbrio e reviravoltas. Será a derradeira oportunidade que os competidores da principal categoria do automobilismo brasileiro terão para pontuar antes da aplicação dos descartes e da definição dos finalistas que vão lutar pelo Troféu dos Campeões, entregue no pódio do Autódromo de Interlagos, em São Paulo, em 15 de dezembro.


Com duas etapas para o desfecho do campeonato, ainda estão em jogo 274 pontos, deixando a disputa pelo título completamente aberta, em contexto de enorme imprevisibilidade, sobretudo quando se leva em conta que a temporada já registrou 15 vencedores diferentes, enquanto 22 competidores escalaram o pódio ao menos uma vez no ano.


Ao término da etapa de Goiânia, o regulamento prevê a aplicação dos descartes das duas piores pontuações de cada piloto, sem considerar neste caso as exclusões de corrida impostas pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) como punição por infrações nas provas.


Como está o campeonato — Dono de retrospecto positivo em Goiânia, onde foi o último pole position e vencedor em corrida principal, no mês de julho, Gabriel Casagrande volta ao Planalto Central na condição de líder da temporada 2024. Em alta neste segundo semestre, o atual campeão vem provando ser um piloto de chegada e mostra força para alcançar um feito inédito: se conquistar o título, o paranaense será o mais jovem piloto tricampeão da história da Stock Car.


Com o desfecho da etapa de El Pinar, no Uruguai, Casagrande já havia assumido a liderança do campeonato considerando os descartes. Mas Gabriel também está em primeiro na tabela em números absolutos (sem descartes), depois da recente decisão do Conselho Técnico Desportivo Nacional (CTDN) da CBA, que desclassificou os carros das equipes TMG Racing e Crown Racing da etapa do Velopark com base no artigo 15.5 do Regulamento Técnico. Desta forma, sem os descartes, o bicampeão chega à capital de Goiás somando 766 pontos. A vice-liderança é de Ricardo Zonta (RCM Motorsport), com 742. Um dos nomes mais experientes do grid da Stock Car, o paranaense completará 300 largadas na categoria justamente neste domingo.


Felipe Massa (TMG Racing) é o terceiro do campeonato e tem 738 pontos, quatro a mais que Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time), enquanto Bruno Baptista (RCM Motorsport) fecha o top-5, com 716, somente um tento de vantagem para o sexto da tabela, Julio Campos (Pole Motorsport). Daniel Serra, que no último fim de semana correu com a Ferrari na Copa do Mundo de GT, em Macau, na China, é o sétimo, com 628 pontos, um a mais em relação a Felipe Baptista (Crown Racing). Rafael Suzuki (TMG Racing) aparece em nono, com 614, enquanto Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time) é o décimo, somando 608 tentos.


O novo app da Stock Car — Uma das grandes novidades anunciadas pela categoria nesta temporada estreou nesta semana. Com o aplicativo Paddock Fan, o público amante do automobilismo poderá interagir com os pilotos, acompanhar as corridas de um ponto de vista imersivo com câmeras exclusivas, ter descontos e acessos especiais, ouvir o rádio das equipes e competidores em tempo real, entre tantas outras funcionalidades. E a partir desta etapa, o app será a base de votação no Vivo Fan Push by Snapdragon, pleito que concederá a seis pilotos potência extra, trazendo ao fã a possibilidade de influenciar de forma direta nas rodadas do campeonato. A votação para a etapa deste fim de semana será concluída no próximo domingo (24/11), horas antes da largada da Corrida Principal.


O Paddock Fan estará disponível nas versões Free e Premium e poderá ser baixado nas lojas App Store (iOS) e Play Store (Android). O app entrega inúmeras vantagens. Entre elas, para os assinantes Premium, está o resgate de até quatro ingressos por etapa, acesso a áreas VIP, descontos nas lojas Stock Store instaladas nos autódromos, além de ter direito a um balanceamento e alinhamento por mês nas lojas Stock Auto Service.Mais informações e perguntas frequentes sobre o app Paddock Fan podem ser acessadas por meio do link a seguir


Programação e transmissão — Em fim de semana de uma verdadeira festa do automobilismo, com a presença também do BRB Fórmula 4 Brasil e da Turismo Nacional e nada menos que 11 corridas, a Stock Car Pro Series acelera a partir de sexta-feira, quando serão realizados dois treinos livres.


A sessão classificatória que vai definir o grid de largada das duas provas da etapa de Goiânia está marcada para começar às 9h30 de sábado. Às 13h acontece a primeira visitação aos boxes para os fãs no fim de semana. No mesmo dia, às 14h30, a Stock Car larga para a Corrida Sprint, com 30 minutos mais uma volta de duração.


O domingo marca o complemento da 11ª etapa da temporada. Antes, o fã da Stock Car terá uma hora de visitação aos boxes, a partir de 10h20, quando terá a oportunidade de interagir com seu piloto preferido e ganhar brindes exclusivos. O Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna se despedirá da geração de carros sedan da Stock Car com a disputa da Corrida Principal, de 50 minutos mais uma volta, a partir de 12h15.


A Stock Car Pro Series é transmitida ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band (TV aberta), SporTV e BandSports (canais por assinatura), Motorsport.tv — atingindo mais de 170 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa —, Motorsport.tv Brasil no YouTube, MAVTV Brasil Motorsports Network e MAVTV América do Norte.Os ingressos para o evento estão à venda por meio da plataforma Sympla e podem ser adquiridos a partir de R$ 50 no link a seguir. No fim de semana (23 e 24/11), o público também poderá comprar as entradas nas bilheterias do autódromo, sujeito à disponibilidade.


Programação em Goiânia


Sexta-feira, 22 de novembro


08:20 – Stock Car Pro Series – Shakedown Volta Rápida


08:40 – Turismo Nacional – Treino Livre 1


09:20 – Stock Car Pro Series – Shakedown


10:05 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 1


10:55 – Turismo Nacional – Treino Livre 2


11:35 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 1


13:20 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 2


14:10 – Turismo Nacional – Treino Livre 3


15:00 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 2


16:20 – BRB Fórmula 4 Brasil – Classificação


16:50 – Turismo Nacional – Classificação



Sábado, 23 de novembro


08:35 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)


09:30 – Stock Car Pro Series – Classificação


10:40 – Turismo Nacional – Corrida 1 (15 minutos + 1 volta)


11:05 – Turismo Nacional – Corrida 2 (15 minutos + 1 volta)


12:10 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)


13:00 – Visitação aos Boxes


14:30 – Stock Car Pro Series – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)


15:50 – Turismo Nacional – Corrida 3 (15 minutos + 1 volta)


16:15 – Turismo Nacional – Corrida 4 (15 minutos + 1 volta)



Domingo, 24 de novembro


08:25 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)


09:40 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)


10:20 – Visitação aos Boxes


12:15 – Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)


14:00 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)



Stock Car em Goiânia


Autódromo Internacional Ayrton Senna


Extensão do circuito misto: 3.835 metros



Estreia: 10 de junho de 1979


Corridas da Stock Car em Goiânia: 82


Corridas no circuito misto: 70


Corridas realizadas no anel externo: 12



Primeiro pole: Zeca Giaffone, 1min50s75 (Chevrolet Opala)


Primeiro vencedor: Alencar Junior (Chevrolet Opala)


Última corrida: 28 de julho de 2024


Último pole: Gabriel Casagrande (Chevrolet Cruze), 1min26s793


Últimos vencedores: Dudu Barrichello (Toyota Corolla) e Gabriel Casagrande (Chevrolet Cruze)



Corrida do Milhão


03/08/2014: vitória de Rubens Barrichello


16/08/2015: vitória de Thiago Camilo


05/08/2018: vitória de Rubens Barrichello



Corrida de Duplas


22/03/2015: vitória de Ricardo Maurício e Néstor Girolami (ARG)



Todos os vencedores:


Ingo Hoffmann: 12 vitórias


Rubens Barrichello: 8


Paulo Gomes e Ricardo Maurício: 7


Chico Serra: 6


Daniel Serra e Thiago Camilo: 4


Zeca Giaffone, Ângelo Giombelli e Átila Abreu: 3


Marcos Gracia, Alencar Junior, Cesar Ramos, Felipe Fraga, Ricardo Zonta, Diego Nunes e Gabriel Casagrande: 2


Raul Boesel, Luís Antonio Pereira, Affonso Giaffone, Carlos Alves, Xandy Negrão, Néstor Girolami, Marcos Gomes, Galid Osman, Max Wilson, Guilherme Salas, Allam Khodair, Nelson Piquet Jr., Rafael Suzuki, Felipe Baptista e Dudu Barrichello: 1



Recordistas de pódios*:


Ingo Hoffmann: 23


Chico Serra e Ricardo Maurício: 13


Rubens Barrichello: 12


Paulo Gomes e Daniel Serra: 11


Xandy Negrão, Thiago Camilo e Ricardo Zonta: 10


*em itálico: pilotos em atividade



Recordes da pista a partir de 2020*


Circuito misto


Classificação: Ricardo Zonta (Toyota Corolla), 1min26s014, 160,508 km/h, 25 de julho de 2020


Corrida: Allam Khodair (Chevrolet Cruze), 1min27s005, 158,680 km/h, 26 de julho de 2020


*ano em que passou a vigorar a atual especificação dos carros da Stock Car



Maior vencedor da Stock Car em atividade em Goiânia – Rei da Pista


Rubens Barrichello


Idade: 52 (23/05/1972)


Vitórias em Goiânia: 8 (2014, 2016, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2022)


Largadas na Stock Car: 250


Vitórias: 20


Poles: 12


Pódios: 55


Voltas mais rápidas: 11


Campeão em 2014 e 2022


Equipe atual: Mobil Ale (Full Time)


Carro: Toyota Corolla


Número: #111



Classificação do campeonato após dez etapas*


1º - Gabriel Casagrande, 766 pontos


2º - Ricardo Zonta, 742


3º - Felipe Massa,738


4º - Dudu Barrichello, 734


5º - Bruno Baptista, 716


6º - Julio Campos, 715


7º - Daniel Serra, 628


8º - Felipe Baptista, 627


9º - Rafael Suzuki, 614


10º - Rubens Barrichello, 608


11º - Felipe Fraga, 605


12º - Enzo Elias, 602


13º - Thiago Camilo, 570


14º - Ricardo Maurício, 524


15º - Arthur Leist, 507


16º - Lucas Foresti, 505


17º - Cesar Ramos, 498


18º - Nelson Piquet Jr., 479


19º - Gaetano Di Mauro, 473


20º - Atila Abreu, 427


21º - Guilherme Salas, 398


22º - Gianluca Petecof, 358


23º - Zezinho Muggiati, 358


24º - Cacá Bueno, 352


25º - Vitor Baptista, 339


26º - Allam Khodair, 322


27º - Lucas Kohl, 186


28º - Marcos Gomes, 166


29º - Gabriel Robe, 93


30º - Luan Lopes, 16


31º - Raphael Teixeira, 7


*pontuação extraoficial



Campeonato por equipes após dez etapas


1º - RCM Motorsport, 1458 pontos


2º - TMG Racing, 1352


3º - Mobil Ale Full Time, 1342


4º - A.Mattheis Vogel, 1271


5º - Crown Racing, 1229


5º - Eurofarma RC, 1152


7º - Pole Motorsport, 1142


8º - Ipiranga Racing, 1068


9º - Cavaleiro Sports, 952


10º - Blau Motorsport, 927


11º - Full Time Sports, 865


11º - KTF Racing, 828


13º - KTF Sports, 446


14º - WOKIN Garra Racing, 279



Calendário Stock Car Pro Series, temporada 2024:


23 e 24/11 – 11ª etapa, Goiânia (GO)


14 e 15/12 – 12ª etapa, Interlagos (SP) – BRB Fanzone Stock Car Mr. Moo




Contatos


Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria

Comments


bottom of page