Porsche encara dia duro em Spa e mira recuperação para Le Mans
- Carlos Rossi | Kabé
- 10 de mai.
- 3 min de leitura

Equipe oficial fecha etapa belga do WEC fora do top 5, mas times clientes salvam pontos na LMGT3; foco agora é Le Mans
Sob sol firme e diante de quase 100 mil pessoas, a Porsche saiu da terceira etapa do Mundial de Endurance em Spa-Francorchamps com mais lições do que troféus. O melhor resultado da equipe oficial Porsche Penske Motorsport foi um modesto nono lugar com o trio Estre, Vanthoor e Wehrlein no carro # 6. A outra tripulação, com Andlauer, Christensen e Müller no # 5, enfrentou altos e baixos antes de terminar em 12º.
O # 6 começou com ritmo forte, saindo de 12º para 7º nas primeiras voltas. Mas após o primeiro pit stop, escorregou para 11º. Ainda houve recuperação até o top 6, mas um reabastecimento tardio derrubou o protótipo híbrido para a nona colocação. Na cabine, dois atuais campeões mundiais (Estre e Vanthoor) e um estreante de luxo: Pascal Wehrlein, campeão da Fórmula E em 2024, que fará parte do terceiro 963 da equipe nas 24 Horas de Le Mans.
O # 5 teve uma jornada ainda mais acidentada. Logo na volta inicial, Julien Andlauer levou um toque de um rival e caiu para a lanterna da classe Hypercar. Recuperou até 12º antes da primeira parada. Com Nico Müller, chegou a figurar em sétimo, e uma parada relâmpago faltando uma hora de prova chegou a colocá-los em terceiro. Mas a estratégia exigiu um novo pit, e o resultado final foi apenas a 12ª posição.
A situação também foi amarga para o carro # 99 da equipe cliente Proton Competition, que abandonou com problemas na transmissão ainda na volta 22. O protótipo voltou aos boxes em modo totalmente elétrico, numa tentativa frustrada de seguir na corrida.
Já na classe LMGT3, a Porsche viu suas equipes clientes ao menos garantirem pontos importantes. O 911 GT3 R da Manthey 1st Phorm — guiado por Hardwick, Pera e o experiente Richard Lietz — chegou a liderar a prova, mesmo após o americano levar um toque e cair para 12º. A recuperação rendeu a sétima posição final.
As Iron Dames também mostraram força. Célia Martin escalou o pelotão logo nas primeiras voltas, e ao lado de Rahel Frey e Michelle Gatting, o trio flertou com a ponta antes de cruzar em décimo, marcando o primeiro ponto da equipe na temporada 2025.
Com o aprendizado em Spa anotado, agora todas as atenções da Porsche se voltam para o grande objetivo do ano: as 24 Horas de Le Mans, nos dias 14 e 15 de junho.
Resultado – 6 Horas de Spa-Francorchamps (WEC 2025)
Classe Hypercar
Pier Guidi / Calado / Giovinazzi (Ferrari # 51) – 150 voltas
Fuoco / Molina / Nielsen (Ferrari # 50) – +4.229s
Gounon / Makowiecki / Schumacher (Alpine # 36) – +5.148s
Estre / Vanthoor / Wehrlein (Porsche 963 # 6) – +1m01.871s
Andlauer / Christensen / Müller (Porsche 963 # 5) – +1m27.554sAb. Jani / Pino / Varrone (Porsche 963 # 99) – 22 voltas (problema mecânico)
Classe LMGT3
Heriau / Mann / Rovera (Ferrari # 21) – 137 voltas
Gattuso / Levorato / Olsen (Ford # 88) – +40.230s
Flohr / Castellacci / Rigon (Ferrari # 54) – +42.104s
Hardwick / Lietz / Pera (Porsche 911 GT3 R # 92) – +1 volta
Frey / Gatting / Martin (Porsche 911 GT3 R # 85) – +1 volta
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