top of page

Porsche Cup C6 Bank estreia em Portimão: pilotos comparam circuito português a "montanha-russa" em treinos inaugurais

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 26 de jun.
  • 7 min de leitura
Porsche Cup C6 Bank estreia em Portimão: pilotos comparam circuito português a "montanha-russa" em treinos inaugurais
Caio Castro (Rafael Gagliano)

Autódromo Internacional do Algarve recebe pela primeira vez a categoria brasileira em etapa especial do 20º aniversário da competição


O Autódromo Internacional do Algarve conquistou instantaneamente os corações dos competidores da Porsche Cup C6 Bank durante a sessão inaugural de treinos opcionais. Em uma jornada histórica que marca o vigésimo aniversário da categoria, os pilotos brasileiros experimentaram pela primeira vez o desafiador traçado português de 4.684 metros, caracterizado por suas ondulações extremas, curvas cegas e mudanças bruscas de elevação. O circuito, que não recebia a Fórmula 1 desde 2013 quando Lewis Hamilton conquistou sua última vitória no local, apresentou-se como um terreno completamente novo para praticamente todos os participantes, gerando comparações unânimes com equipamentos de parques de diversão devido às sensações intensas proporcionadas durante a pilotagem.


Durante as quatro sessões de treinos opcionais realizadas - duas destinadas à categoria Carrera e outras duas à Challenge -, os competidores acumularam quilometragem valiosa enquanto se adaptavam às particularidades únicas do traçado algarovio. As temperaturas elevadas da região sul portuguesa, atingindo os 30°C no início do verão europeu, adicionaram mais uma camada de complexidade ao desafio, exigindo preparo físico aprimorado tanto dos pilotos quanto dos equipamentos.


Miguel Paludo expressou suas primeiras impressões sobre o circuito, destacando o impacto inicial das características únicas da pista. "A pista é muito desafiadora e com bastante curvas cegas. Nas primeiras voltas você sente um frio na barriga, a impressão que você tem é que as descidas são muito íngremes, ainda preciso me ambientar mais, porém é uma estrutura incrível e um traçado maravilhoso, espero que a gente continue em progressão para um grande final de semana", declarou o piloto.


Marçal Muller demonstrou satisfação com sua participação em mais um circuito inédito em sua carreira. "Primeiramente estou muito feliz de estar aqui, mais um circuito que não conhecia e estou participando. É uma pista muito técnica, temos que cuidar bastante dos track limits e é um traçado excelente. Agora é focar nos próximos treinos, acredito que por ser o primeiro contato foi um treino muito positivo, viramos muito bem e é analisar o que precisamos melhorar para manter esse bom momento na categoria", comentou.


Caio Chaves estabeleceu comparações entre Portimão e outros circuitos de sua experiência internacional, ressaltando a singularidade do traçado português. "As primeiras impressões é que essa pista é completamente diferente do que temos no Brasil, mesmo comparado com algumas pistas dos Estados Unidos que já tive oportunidade de correr. É um padrão muito peculiar, com áreas de escape grandes e muitas ondulações na pista, acredito que é um dos circuitos mais difíceis que já andei. Ela é muito legal porque tem muitas subidas, descidas e curva cegas pra direita e esquerda, exigindo que a gente trabalhe muito o equilíbrio do carro para assentar a traseira. Para um primeiro dia foi muito bom, acredito que todo mundo deve estar adorando, ainda mais por ser uma pista que já correu a Fórmula 1 e só tem a melhorar", analisou.


Gerson Campos trouxe referências de sua experiência no motociclismo ao descrever as sensações experimentadas no Algarve. "Pista extremamente técnica e desafiadora, precisa ter muita coragem para guiar e me lembrou até meus tempos de motovelocidade. A curva zero você chega em quarta marcha, joga o carro e precisa confiar, pisando no acelerador e indo na zebra de fora, mas com cautela porque temos track limits. Se tiver coragem demais não vira e se faltar técnica também não funciona, então é preciso equilibrar. Validamos bons acertos no carro e estamos evoluindo, mexendo de forma coerente para começar os treinos livres de amanhã muito bem", explicou.


Marcos Regadas revelou preparação prévia para a etapa portuguesa, tendo visitado o circuito anteriormente. "Eu gosto muito desse estilo de pista e achei muito legal, a sensação que temos é que estamos pilotando um carrinho de montanha russa. Subimos, descemos, tem curvas de todos os jeitos e é uma pista que ao mesmo tempo que é técnica, é muito agressiva. Estou muito feliz por ter andado bem, cheguei a vir treinar no circuito um mês atrás e já fui muito bem, agora acredito que vamos estar bem posicionados no final de semana. Sem dúvida alguma é a melhor pista que já andei e muito divertida", afirmou.


Rouman Ziemkiewicz demonstrou entusiasmo com as perspectivas para a competição, considerando o ineditismo do traçado para a maioria dos participantes. "O circuito é fenomenal, nunca tinha andado em uma pista desse estilo com subidas, descidas e curvas fechadas. Estou muito empolgado e as expectativas são positivas, praticamente ninguém andou aqui e acredito que será uma etapa muito emocionante e com grandes alterações no grid", previu.


Christian Hahn estabeleceu comparações com experiências anteriores no circuito, embora em diferentes categorias. "Gostei muito da pista. Já tinha feito um treino aqui com a Mclaren há alguns anos, mas não dá para dizer que serviu como referência. É uma pista muito prazerosa de se guiar, bastante técnica e que é uma verdadeira Montanha Russa: cheia de subidas, decidas e curvas cegas que são muito desafiadoras. É um traçado e um relevo muito diferente das pistas que estamos acostumados a guiar no Brasil", observou.


Nelson Marcondes classificou o Algarve entre suas pistas favoritas após o primeiro contato. "De todas as pistas que já andei, por mais que não conheça tantas pistas na Europa, essa é uma das mais sensacionais. O Autódromo é uma montanha russa, o nível técnico que exige é bem acima do que estamos acostumados e tem uma estrutura fantástica. É a primeira vez que estou aqui e fiz um pouco de simulador para começar me habituar com o traçado. De cara o que senti é que essa já se tornou uma das minhas pistas favoritas, as subidas, descidas, curvas cegas deixam tudo mais emocionante e acredito ser um dos circuitos mais desafiadores", declarou.


Chico Horta utilizou uma metáfora marítima para descrever suas impressões sobre o traçado. "Ontem quando estava chegando de avião, nós tínhamos a vista do mar e a pista me lembrou exatamente isso. O circuito é maravilhoso, cheia de ondas, subidas, descidas e mesmo na reta ela é cheia de movimentos. Acredito que seja esse o segredo, entender onde tirar o pé, onde colocar o carro e onde acelerar", filosofou.


Gustavo Zanon enfatizou a importância do condicionamento físico nas condições climáticas portuguesas. "Essa é uma pista sensacional, na minha opinião é uma das melhores pistas que já andei e te desafia o tempo inteiro com curvas de baixa e curvas de alta, tem pontos que você precisa frear pouco para ganhar velocidade, subidas e descidas com curvas cegas. Te desafia bastante, mas é uma sensação muito boa. Estamos felizes com o resultado do dia também, a ideia era passar o maior tempo que conseguíssemos na pista, porque o fundamental agora é nos acostumar com a pista e o carro, ainda mais em uma pista que ainda não andamos. O preparo físico é um fator que vai fazer diferença, está muito quente e quem tiver o melhor preparo vai conseguir se concentrar melhor e ter batimentos mais estáveis e isso pode ter sim gerar um resultado melhor", analisou.


Eduardo Menossi destacou as dimensões generosas do circuito português. "A pista é insana, parece uma montanha russa. Ela é inacreditável do que é larga e do que aceita. É só o primeiro dia e estamos longe de tirar conclusões, mas é muito divertida de pilotar", comentou.


Matheus Comparatto celebrou seu retorno às competições após período de pausa. "Nós tivemos nossa primeira experiencia na pista depois de dois meses parado, então, é sempre bom voltar e consegui ter uma boa adaptação. Nós tivemos um problema no carro e no final do treino consegui me encaixar melhor. Estou muito contente e muito feliz por voltar as corridas, agora em dose dupla", disse.


Thiago Vivacqua trouxe experiência prévia no circuito, embora em categoria diferente. "A pista eu já conheço algum tempo, corri em 2019, mas não de Porsche Cup, e tenho alguma referência. Algarve é uma pista fantástica, em termos de estrutura e layout é uma das maiores da Europa. Estou muito feliz de estar de volta em Portugal, passei muitos momentos aqui, mas claro que com um carro que nem da Porsche que é muito mais rápido tem uma questão de nos adaptar a velocidade, mas quanto mais performance o carro tem, mais prazeroso é de guiar. O primeiro contato foi bom, apesar de ter pegado um pouco de trânsito para fechar uma volta ideal, mas a princípio está tudo dentro dos parâmetros. Hoje estamos focando para entrar em sintonia com o carro depois de dois meses parado, mas estou me sentindo muito bem e tem tudo para ser um ótimo final de semana e muito disputado, acredito que essa etapa será uma das mais acirradas do calendário e estou animado", projetou.


Antonella Bassani ecoou as comparações com equipamentos de diversão. "Essa pista é incrível, acredito que tanto eu quanto os outros pilotos devem estar falando que parece uma montanha russa, porque de fato nas primeiras voltas você sente um frio na barriga até acostumar. Estou gostando muito da experiência e estou adorando o autódromo, a estrutura já é maravilhosa e a pista nem se fala", relatou.


Cecília Rabelo abordou os desafios térmicos enfrentados pelos competidores. "O Porsche é um carro muito quente e como aqui em Portimão as temperaturas estão mais altas a gente precisa estar com o preparo físico em dia para não prejudicar a performance. Estou muito animada para correr nessa pista, fizemos o Track Walk ontem e já senti que seria uma pista diferente e muito legal, treinei bastante no simulador e estou com as expectativas muito altas para essa etapa. Nesse primeiro contato com a pista eu já adorei, nunca tinha andado em nada parecido e gostei muito. Ainda estou me adaptando, mas o resultado foi muito positivo e será muito desafiador. Tem que ter coragem e os treinos vão ser bons para nos acostumar", explicou.


Rafa Brocchi concluiu as impressões iniciais destacando os desafios climáticos. "Primeira vez na pista de Portimão e estou bastante ansioso, tudo que é novo sempre acaba sendo mais complexo, mas treinamos muito no simulador. O calor é alto e bem abafado, mas é questão de se adaptar e é muito bom estar de volta", finalizou.


A programação segue nesta sexta-feira com os últimos treinos livres para ambas as categorias. No sábado, as atividades iniciam diretamente com as sessões classificatórias, começando pela Carrera. A primeira corrida do fim de semana, válida pela categoria dos carros da geração 992, está agendada para às 17:40 locais (13:40 no horário de Brasília). Após cada cerimônia de pódio, o vencedor realizará sorteio dos numerais 6, 7 ou 8, determinando a inversão de grid correspondente para as duas corridas dominicais.


As transmissões das provas da Porsche Cup C6 Bank acontecerão ao vivo através dos canais digitais oficiais da categoria, além da Band e SporTV


Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico


*Sugestão de pauta: Assessoria de Porsche Cup C6 Bank

Comments


bottom of page