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McLaren e Ferrari Lideram Sexta-feira Agitada no GP da Grã-Bretanha 2025

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • há 3 dias
  • 7 min de leitura
McLaren e Ferrari Lideram Sexta-feira Agitada no GP da Grã-Bretanha 2025
Scuderia Ferrari, Charles Leclerc (Pirelli / Divulgação)

Norris conquista melhor tempo no TL2 enquanto Hamilton estreia com Ferrari em Silverstone


O autódromo de Silverstone assistiu a uma verdadeira batalha entre as duas equipes mais tradicionais da Fórmula 1 nesta sexta-feira (4 de julho). McLaren e Ferrari protagonizaram um duelo direto pelos primeiros lugares nos treinos livres do Grande Prêmio da Grã-Bretanha, com os quatro pilotos dessas escuderias monopolizando as quatro primeiras colocações em ambas as sessões. Lewis Hamilton fez história ao pilotar pela primeira vez uma Ferrari em Silverstone, enquanto dois jovens talentos estrearam oficialmente na categoria máxima do automobilismo mundial.


Ferrari Domina Manhã mas Perde Terreno à Tarde


A primeira sessão de treinos livres teve domínio da Ferrari, com Lewis Hamilton estabelecendo o tempo de referência em 1min26s892. O heptacampeão mundial foi seguido por Lando Norris (McLaren) em segundo com 1min26s915, Oscar Piastri (McLaren) em terceiro com 1min27s042, e Charles Leclerc completando o quarteto em quarto lugar com 1min27s095, ficando 0s203 atrás do companheiro de equipe.


A equipe completou um programa sólido de trabalho com 110 voltas no total. Ambos os carros foram equipados com uma nova unidade de potência, seguindo a mesma estratégia da maioria das outras equipes. Durante as sessões, Charles iniciou coletando dados com ancinhos instalados na frente de seu carro, enquanto ambos os pilotos correram com pouca carga de combustível durante a maior parte das sessões antes de testarem condições de corrida.


Lewis Hamilton viveu um momento especial ao pilotar pela primeira vez uma Ferrari no circuito considerado sua casa. "Foi um dia realmente emocionante. Foi incrível estar na pista de Silverstone com uma Ferrari pela primeira vez", comentou Hamilton. "O carro estava bom em ambas as sessões, mesmo tendo pegado um pouco de tráfego na minha volta mais rápida no TL2, então definitivamente ainda dá tempo de encontrar tempo. Este é o melhor circuito do mundo e definitivamente o meu favorito."


Charles Leclerc também demonstrou satisfação com o desempenho, mas manteve cautela: "Hoje correu muito bem, a sensação no cockpit estava boa, mas ainda temos algum trabalho a fazer no carro. Na nossa fase de classificação, ainda parecemos estar um pouco atrás, enquanto estamos mais à vontade com o nosso ritmo de corrida. Gosto muito de pilotar nesta pista e estou ansioso por amanhã."


McLaren Responde e Assume Liderança


A McLaren conseguiu inverter a situação no segundo treino livre. Lando Norris cravou 1min25s816 e ficou 0s222 à frente de Charles Leclerc, enquanto Oscar Piastri completou o quarteto das duas equipes em quarto lugar com 1min26s286, ficando 0s470 atrás de Norris.

O desempenho da equipe inglesa foi construído de forma consistente ao longo do dia. No TL1, Norris havia ficado em segundo com 1min26s915, apenas 0s023 atrás de Hamilton, enquanto Piastri ocupou a terceira posição com 1min27s042, ficando 0s150 atrás do tempo de referência.


Lando Norris, apesar de liderar o TL2, manteve os pés no chão: "Condições complicadas hoje. Não foi tão fácil quanto gostaríamos, mas parecemos fortes. É apenas sexta-feira, então não há nada de que se orgulhar ainda, e definitivamente temos trabalho a fazer durante a noite se quisermos nos manter nesta posição. A competição parece muito forte e vai ficar ainda mais forte com o passar do fim de semana."


Oscar Piastri concordou com o companheiro de equipe: "Foi uma sexta-feira razoável. Temos um pouco a melhorar, mas, no geral, o ritmo está bom, então foi um primeiro dia bastante positivo. Nossos concorrentes parecem próximos neste fim de semana, então vamos esperar para ver. Foi bom estar de volta à pista diante de um público tão incrível."


Andrea Stella, chefe da equipe, destacou a proximidade da competição: "Foi um primeiro dia positivo aqui na nossa corrida em Silverstone. Conseguimos coletar dados valiosos sobre os nossos itens de teste e estabelecer uma base razoável em termos de desempenho, apesar das condições difíceis, especialmente com as rajadas de vento. A competição parece acirrada, principalmente a Ferrari, o que achávamos que poderia ser o caso para o fim de semana."


Jovens Talentos Fazem Estreia Oficial


O TL1 marcou a primeira participação oficial na Fórmula 1 de dois promissores pilotos. O estoniano Paul Aron substituiu Nico Hulkenberg na Sauber como parte do programa de desenvolvimento da equipe, terminando em 17º lugar com 1min28s142. Já o britânico Arvid Lindblad ocupou o carro de Yuki Tsunoda na Red Bull, conquistando a 14ª colocação com 1min27s958.


"Foi incrível hoje, sou extremamente grato à Red Bull pela oportunidade e foi incrível ter minha primeira sessão oficial de F1", declarou Lindblad. "Me senti confortável no carro e acho que a velocidade estava boa, mas acho que poderia ser mais rápido com mais algumas voltas!"


Paul Aron também demonstrou entusiasmo com sua estreia: "Correr com a equipe no TL1 foi incrível. Antes de mais nada, quero agradecer imensamente à equipe Stake F1 Team KICK Sauber e à Alpine. Não é comum que duas equipes concorrentes permitam que um piloto tenha esse tipo de oportunidade, e sou verdadeiramente grato a ambas por terem possibilitado isso."


Bortoleto Enfrenta Dificuldades no TL1 mas Se Recupera


Gabriel Bortoleto viveu momentos contrastantes em sua participação. O piloto brasileiro começou bem, saindo da 16ª posição após sua primeira tentativa e melhorando progressivamente para 11º e depois 10º lugar ainda no terço inicial da sessão. Contudo, sua estratégia de pneus acabou comprometendo seu desempenho final.


O brasileiro optou pelos compostos macios apenas a 21 minutos do fim da sessão, mas acabou rodando na pista com os pneus ainda frios. Isso o forçou a retornar aos boxes e seguir com os compostos médios, terminando em último lugar no TL1 com 1min28s397. No TL2, Bortoleto se recuperou significativamente e ficou em 13º com 1min26s904.


"Hoje foi um dia positivo no geral. Nos concentramos em entender o equilíbrio do carro e fiquei satisfeito com a direção que estamos tomando", comentou Bortoleto. "Pilotar em Silverstone com um carro de Fórmula 1 é muito agradável – é uma pista muito gratificante."


Red Bull e Verstappen Enfrentam Dificuldades


Max Verstappen teve um dia complicado, ficando apenas em 10º no TL1 (1min27s432) e melhorando para 5º no TL2 (1min26s314). O tricampeão mundial não conseguiu encontrar o equilíbrio ideal do RB21 nas condições ventosas de Silverstone.


"Para mim, pessoalmente, hoje não foi um dia muito bom e foi difícil encontrar equilíbrio no carro e nas curvas", admitiu Verstappen. "O vento afeta bastante as coisas, mas isso, claro, não é desculpa, pois você tem que lidar com isso. Nosso carro parece bastante sensível ao vento esta semana."


Yuki Tsunoda, que retornou ao TL2 após ceder seu carro para Arvid Lindblad no TL1, terminou em 15º lugar com 1min27s164. "O carro está bom, ainda há muito trabalho a fazer para amanhã, mas estou gostando de Silverstone", comentou o japonês.


Mercedes Luta Contra Superaquecimento


A Mercedes enfrentou dificuldades com o superaquecimento dos pneus traseiros, limitando seu desempenho nas simulações de corrida. George Russell terminou em 5º no TL1 (1min27s163) e 8º no TL2 (1min26s523), enquanto Kimi Antonelli ficou em 9º no TL1 (1min27s367) e 6º no TL2 (1min26s383).


"É frustrante que somos afetados pelo clima tanto quanto somos, mas estamos todos focados em melhorar isso", comentou Russell. "Se as condições mais frias previstas aparecerem durante o resto do fim de semana, isso provavelmente nos ajudará."


Antonelli também destacou os desafios: "Hoje não foi a sexta-feira mais fácil do ano que tivemos até agora. A temperatura estava um pouco mais alta do que esperado e isso tornou o cuidado com os pneus um pouco mais desafiador."


Outras Equipes no Pelotão


As Racing Bulls tiveram um desempenho sólido com Isack Hadjar em 6º no TL1 (1min27s217) e 9º no TL2 (1min26s524), enquanto Liam Lawson ficou em 8º no TL1 (1min27s351) e 10º no TL2 (1min26s624).


A Williams mostrou-se competitiva com Alex Albon em 7º no TL1 (1min27s304) e 11º no TL2 (1min26s840), enquanto Carlos Sainz ficou em 13º no TL1 (1min27s909) e 16º no TL2 (1min27s259).


A Aston Martin teve Fernando Alonso em 11º no TL1 (1min27s786) e 12º no TL2 (1min26s876), com Lance Stroll em 12º no TL1 (1min27s952) e 7º no TL2 (1min26s430).


Condições Desafiadoras Afetam Todos os Pilotos


O vento forte foi o grande protagonista negativo desta sexta-feira em Silverstone. As rajadas constantes e imprevisíveis tornaram o trabalho dos pilotos extremamente complexo, afetando o equilíbrio dos carros e a consistência das voltas.


"As condições estavam muito ventosas e com rajadas — não foi uma sensação fantástica, mas foi a mesma para todos", explicou Nico Hulkenberg, que retornou ao TL2 após ceder seu carro para Paul Aron no TL1 e terminou em 17º lugar (1min27s165).


Análise Técnica dos Pneus


As condições climáticas e o comportamento dos pneus foram temas centrais nas análises técnicas. Simone Berra, engenheiro-chefe da Pirelli, destacou as características desafiadoras de Silverstone: "Silverstone é uma das pistas mais exigentes do calendário em relação aos pneus, não apenas por causa das forças laterais às quais eles são submetidos nas muitas curvas de alta velocidade, mas também em termos de desgaste."


A diferença de performance entre os compostos macio e médio se mostrou maior que o esperado, estabilizando em torno de meio segundo. A granulação apareceu especialmente nos compostos mais macios, um fator que pode influenciar as estratégias para a corrida de domingo.


Perspectivas para o Sábado


Para a sessão de classificação marcada para sábado às 11h00 (horário de Brasília), todas as equipes trabalharão intensamente durante a noite para otimizar seus carros. A previsão de temperaturas mais baixas pode alterar significativamente o equilíbrio de forças, especialmente beneficiando aquelas que sofreram com o superaquecimento dos pneus.


O treino livre final está programado para as 07h30 (horário de Brasília), oferecendo uma última oportunidade para ajustes antes da decisiva sessão de classificação que definirá o grid de largada para o Grande Prêmio da Grã-Bretanha de domingo. Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico

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