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Leclerc fecha sexta-feira com domínio absoluto nos treinos livres para o GP de Mônaco

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 24 de mai.
  • 3 min de leitura
Leclerc fecha sexta-feira com domínio absoluto nos treinos livres para o GP de Mônaco
Charles Leclerc, Mônaco, 2025 (Scuderia Ferrari Media Centre - Press Release)

Monegasco lidera todas as sessões no Principado; Verstappen termina em segundo e Hamilton fecha top 5 após bater em barreira


Charles Leclerc transformou as ruas de Monte Carlo em quintal de casa. Literalmente. O piloto da Scuderia Ferrari HP liderou as três sessões de treinos livres realizadas entre quinta e sexta-feira para o Grande Prêmio de Mônaco, encerrando a preparação para a classificação mais empolgante do calendário com a melhor volta do fim de semana: 1min10s953, registrada no fim do TL3.


Logo na abertura dos trabalhos, na quinta-feira, Leclerc encarou um susto: um choque com Lance Stroll no grampo obrigou a troca da asa dianteira do SF-25. Mas se alguém achava que isso abalaria o monegasco, se enganou. Ainda no TL1, ele colocou pneus novos e marcou 1min11s964, sendo o único a quebrar a barreira do 1min12s. Hamilton, que também utilizou os compostos mais suaves no fim da sessão, terminou em nono.


No TL2, a pista estava mais rápida, mas a sessão foi interrompida logo no início por conta da batida de Isack Hadjar na entrada da chicane do porto. Após a relargada, Leclerc voltou com pneus macios e cravou 1min11s355, novamente o mais rápido, com Hamilton vindo logo atrás, a pouco mais de um décimo, com 1min11s460. No stint final, ambos simularam ritmo de corrida com mais combustível, e o SF-25 se mostrou sólido também nessas condições.


A sexta-feira foi encerrada com o TL3, última chance de ajustes antes da classificação. As condições de pista não estavam ideais no início, o que deixou muitos pilotos nos boxes por um tempo. Quando a ação começou de verdade, Leclerc demorou um pouco a sair, enquanto Hamilton abriu os trabalhos da Ferrari com pneus duros antes de trocar para os macios.


Charles iniciou com tempos na casa de 1min14s, mas logo começou a baixar: 1min12s712, depois 1min12s199, até chegar à sequência final em que cravou 1min11s532, 1min11s457, 1min11s444, e por fim, 1min10s953, no que acabou sendo a volta mais rápida de todo o fim de semana. Com isso, Leclerc fechou a sexta-feira como favorito absoluto à pole.


Max Verstappen chegou a liderar momentaneamente com 1min11s233 de pneus médios, mas acabou 0s280 atrás do tempo do líder. Lando Norris e Oscar Piastri, com uma McLaren veloz, ficaram em terceiro e quarto, respectivamente. Hamilton, que havia melhorado para 1min11s516, acabou em quinto, mas com um gosto amargo: bateu na barreira em Massenet nos instantes finais, encerrando a sessão e deixando a Ferrari com trabalho para preparar o carro # 44 a tempo para a classificação.


O top 10 ainda teve Alex Albon surpreendendo com a Williams em sexto, seguido por Liam Lawson, Carlos Sainz, Yuki Tsunoda e o jovem Kimi Antonelli, da Mercedes. George Russell fechou em 11º, sem conseguir acompanhar o ritmo dos líderes. O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, encerrou a sexta-feira com 19ª tempo, à frente apenas do argentino Franco Colapinto.


Entre os incidentes, além do toque de Leclerc com Stroll no TL1 e da pancada de Hamilton no fim do TL3, destaque para a punição de Ollie Bearman, que largará dez posições atrás por não respeitar bandeira vermelha no TL2. Stroll, por sua vez, perderá uma posição no grid pelo incidente com Leclerc.


Agora, todas as atenções se voltam para a classificação deste sábado. Em Mônaco, largar na frente é quase sinônimo de vitória — e Charles Leclerc parece pronto para aproveitar o peso da casa a seu favor.

Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico

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