top of page

Guilherme Salas Conquista Primeira Vitória de 2025 no Velopark e Assume Liderança do Campeonato

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 8 de jun.
  • 4 min de leitura
(Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car)
(Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car)

Piloto da Valda Cavaleiro Sports domina etapa gaúcha da BRB Stock Car Pro Series com performance impecável


O autódromo gaúcho de Nova Santa Rita será lembrado para sempre na carreira de Guilherme Salas. O piloto de Jundiaí viveu um fim de semana dos sonhos no Velopark, consolidando sua ascensão na BRB Stock Car Pro Series com uma performance que o colocou definitivamente na briga pelo título da temporada 2025.


A jornada vitoriosa do competidor de 31 anos começou no sábado com a conquista da pole position. Na corrida sprint, mesmo largando da 12ª colocação, conseguiu uma impressionante recuperação para terminar em quinto lugar. Mas foi no domingo que Salas mostrou todo seu potencial, controlando a prova do início ao fim para conquistar sua quarta vitória na carreira e a primeira do ano.


A conquista marca um momento histórico para a categoria, sendo a primeira vitória do Chevrolet Tracker na nova configuração SUV da BRB Stock Car Pro Series. Anteriormente, apenas pilotos da Mitsubishi haviam subido ao degrau mais alto do pódio nesta era, com Felipe Fraga, Gianluca Petecof, Allam Khodair e Gaetano Di Mauro celebrando triunfos.


O desempenho excepcional de Salas foi reconhecido além da vitória principal. O piloto da Valda Cavaleiro Sports levou para casa o Troféu Volta Mais Rápida Intelbras, registrando o melhor tempo combinado do fim de semana, e também foi contemplado com o Troféu Vivo Man of the Race, acumulando impressionantes 120 pontos dos 137 possíveis na etapa.


O pódio do domingo trouxe outras surpresas positivas para a categoria. Julio Campos, da Crown Racing, alcançou seu primeiro lugar no pódio pilotando o Toyota Corolla Cross # 4 nesta nova fase da competição. Rafael Suzuki completou o trio de premiados, garantindo o terceiro lugar com o Chevrolet Tracker da TMG Racing. O pentacampeão Cacá Bueno, defendendo a Scuderia Chiarelli, obteve seu melhor resultado pela nova equipe ao cruzar a linha de chegada em quarto lugar.


A corrida principal teve características especiais devido a questões técnicas identificadas na gestão da turbina dos motores. A organização decidiu eliminar o pit-stop obrigatório e reduzir o tempo de prova em dez minutos, resultando em 40 minutos mais uma volta de competição intensa.


Desde a largada, Salas impôs seu ritmo e construiu vantagem sobre Daniel Serra, que ocupava a segunda posição. Felipe Massa iniciou em terceiro, seguido por Julio Campos e Rafael Suzuki. A dinâmica da prova mudou quando Massa perdeu performance, permitindo que Campos avançasse para a terceira colocação, seguido por Suzuki e Cacá Bueno.


Um safety-car foi acionado para a remoção do carro de Arthur Gama, parado no primeiro setor da pista, proporcionando uma relargada emocionante. Julio Campos aproveitou a oportunidade para superar Serra e assumir a segunda posição, enquanto outros competidores também ganharam posições com a queda de ritmo do tricampeão.


Durante a competição, Felipe Fraga e Gianluca Petecof se destacaram pelas impressionantes recuperações, escalando várias posições no pelotão. Petecof, especificamente, saiu da 27ª colocação no grid para terminar em 12º lugar, uma evolução de 15 posições.


As declarações pós-corrida revelaram a satisfação dos protagonistas. Salas comentou: "Desde sexta-feira sabia que meu carro estava muito rápido e hoje de manhã, quando segui para o grid, tinha certeza que iria conseguir imprimir um ritmo muito bom. A verdade é que o carro estava perfeito. Só posso agradecer à minha equipe, que fez um trabalho excelente. E agora é comemorar, realmente. Muito feliz."


Julio Campos celebrou o resultado obtido: "Fizemos uma corrida muito boa! Conseguimos andar muito bem aqui. Temos muito ainda para melhorar no carro. Nossa ideia é brigar pelo título e estamos prontos para isso."


Rafael Suzuki dedicou sua conquista à equipe: "Foi uma corrida sem muitas alternativas sem o pit-stop. Nosso primeiro pódio do ano, o que é bom para lavar a alma e recomeçar o campeonato. Feliz pela minha posição. Nosso time trabalhou muito, madrugadas de muita dedicação, então esse pódio é para eles."


A performance no Velopark catapultou Salas para a liderança do campeonato após três etapas disputadas. Com 243 pontos acumulados, o piloto abriu vantagem considerável sobre seus principais concorrentes. Gaetano Di Mauro ocupa a segunda posição com 178 pontos, apenas quatro a mais que Gianluca Petecof, que soma 174.


Cesar Ramos protagonizou uma das maiores escaladas na classificação, saltando da 14ª posição para o quarto lugar com 157 pontos. Felipe Fraga, que iniciou a temporada como líder, agora ocupa a quinta colocação com 146 pontos. O top 10 é completado por Felipe Baptista (141), Allam Khodair (138), Julio Campos (136), Nelson Piquet Jr. (128) e Rubens Barrichello (124).


A sequência de pódios de Salas impressiona pela consistência. O piloto alcançou o top 3 nas últimas cinco etapas consecutivas: Goiânia e Interlagos em 2024, seguidas por São Paulo, Cascavel e agora Velopark em 2025.


A próxima oportunidade para os pilotos da BRB Stock Car Pro Series será no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo, no último fim de semana de junho. O quarto desafio da temporada 2025 promete manter a intensidade e competitividade que têm marcado esta nova era da principal categoria do automobilismo nacional.


Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico


*Sugestão de pauta: BRB Stock Car

Comments


bottom of page