top of page

FIA WEC: Aston Martin Valkyrie inicia temporada histórica com estreia global na rodada de abertura da temporada 2025 no Catar

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 25 de fev.
  • 3 min de leitura
FIA WEC: Aston Martin Valkyrie inicia temporada histórica com estreia global na rodada de abertura da temporada 2025 no Qatar
Foto: Aston Martin Racing - Press Releases

25 de fevereiro de 2025, Lusail, Catar: Um novo capítulo emocionante na história da Aston Martin começa no próximo fim de semana, quando a marca britânica de carros superluxuosos fará a estreia do novíssimo hipercarro Valkyrie na rodada de abertura do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA de 2025, o Catar 1812 km no Circuito Internacional de Lusail.

 

O primeiro 'Le Mans Hypercar' (LMH) a ser produzido pela Aston Martin, Valkyrie é o único carro na categoria principal do WEC derivado de um hipercarro desenvolvido para rodar nas ruas. Sua estreia global, idealizada pela equipe Aston Martin THOR no Catar, inicia uma temporada histórica para o desafiante britânico, que será o único LMH a competir tanto no FIA WEC quanto no IMSA WeatherTech SportsCar Championship da América do Norte.

 

Dirigido pela Aston Martin Performance Technologies e The Heart of Racing, e criado a partir do modelo de produção Valkyrie, a versão de competição combina um chassi de fibra de carbono otimizado para corrida com um motor V12 naturalmente aspirado de 6,5 litros desenvolvido pela Cosworth, que gira a 11.000 rpm e produz mais de 1.000 cv na versão padrão, mas adere a um limite de potência rigoroso de 500 kW (680 cv) conforme os regulamentos de hipercarros.

 

A Valkyrie posiciona a Aston Martin — presente no FIA WEC todos os anos desde o início da série em 2012, e uma de suas fabricantes mais bem-sucedidas, com 11 títulos de campeonato — na classe mais alta do campeonato mundial de carros esportivos pela primeira vez desde o desafiante AMR1 Grupo C de 1989. Ela também oferece a oportunidade de desafiar a primeira vitória absoluta na maior corrida de resistência do mundo, as 24 Horas de Le Mans, desde que Carroll Shelby (EUA) e Roy Salvadori (GBR) triunfaram no Aston Martin DBR1 em 1959.

 

A lista de pilotos para o programa de dois carros apresenta uma mistura fascinante de experiência e juventude dentro das fileiras de pilotos de fábrica da Aston Martin. O # 007 Valkyrie compreende uma formação totalmente britânica, já que Harry Tincknell, o campeão geral da European Le Mans Series (ELMS) de 2016 e vencedor do Le Mans LMGT3 de 2020, é acompanhado pela estrela em ascensão Tom Gamble, vencedor do título ELMS LMP3 em 2020, para a temporada completa de oito corridas. Ross Gunn, um vencedor de corrida nas categorias GTD e GTD Pro da IMSA em cada uma das últimas quatro temporadas, se junta à dupla para as corridas de longa distância, incluindo o Qatar 1812km e Le Mans.

 

Marco Sørensen (DEN), três vezes vencedor do título FIA WEC nas classes GT, está acompanhado na irmã # 009 Valkyrie pelo veterano piloto da THOR Alex Riberas (ESP); um vencedor do GTD Pro na IMSA em cada uma das últimas três temporadas, bem como parte da escalação vencedora do FIA WEC LMGT3 da equipe no Circuito das Américas (COTA) no ano passado. Roman De Angelis, o campeão IMSA GTD de 2022, fortalece a escalação para as corridas de longa distância, incluindo o Qatar 1812km no próximo fim de semana e Le Mans.

 

Fonte: Aston Martin Racing


Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico

MTb nº 0097.123/SP

Contato: (11) 98265-9996

Comentários


bottom of page