Fórmula 1: McLaren vence com Lando Norris em Abu Dhabi e leva o título do Campeonato de Construtores de 2024
- Carlos Rossi | Kabé
- 8 de dez. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de dez. de 2024

O ponto principal da prova estava na definição do Campeonato de Construtores, que ficou com a McLaren, mas também teve destaque a corrida de Hamilton que se despedia da Mercedes após 12 anos de parceria. Carlos Sainz também está dando adeus à Ferrari, mas ainda não tem nada absolutamente definido quanto à equipe para a qual vai. Especula-se que será para a Williams.
Alpine e Sauber mostraram desempenhos melhores do que o que estamos acostumados a ver, valendo lembrar que a partir do ano que vem é na Sauber que teremos a volta do Brasil na Fórmula um com Gabriel Bortoleto. Bortoleto que neste domingo encerrou sua jornada na Fórmula 2 trazendo o título de campeão para o Brasil.
Logo no início da corrida, Max Vertappen (Red Bull) tentou uma ultrapassagem em cima de Sainz (Ferrari) e Piastri (McLaren) de uma única vez, colidindo com a Mclaren; por isso levou uma punição de dez segundos. Com essa colisão, Max e Piastri rodaram e foram parar no fundo.
Essa batida ajudou a Ferrari, que teve Carlos Sainz indo parar na segunda posição, logo na cola de Lando Norris (McLaren), e Leclerc (Ferrari) que largou muito atrás por ter recebido punição, crescia rapidamente na corrida avançando onze posições.
Sergio Pérez (Red Bull) também rodou logo no começo por causa de Valtteri Bottas e acabou abandonando a prova. Seu carro ficou à beira da pista e isso implicou a intervenção de Safety Car Virtual (SVC). Bottas recebeu punição de dez segundos tendo que ir para o box cumpri-la.
Com a relargada na volta três, Russell (Mercedes) e Pierre Gasly (Alpine) disparam disputando posições, mas Gasly saiu melhor na batalha mantendo a P3, com Sainz (P2) e Norris (P1) à sua frente.
Algumas voltas depois, Oscar Piastri (McLaren) que tentava se recuperar após rodar na batida com Max acabou batendo na traseira de Franco Colapinto, e recebeu punição de dez segundo por isso. Isso atrapalhava os planos da McLaren em conquistar o título do Mundial de Construtores, já que a equipe passava a contar apenas com Norris para essa vitória. E essa preocupação da McLaren aumentava na medida em que a Ferrari de Leclerc avançava rapidamente, já estando no sexto lugar.
Lá pela volta 14 muitos pilotos vão para os boxes fazer trocas de pneus e tentarem aguentar até o final da corrida. Os pilotos que estavam à frente optaram por não fazerem trocas nesse momento.
Na volta 20, sem pararem para trocas de pneus, Norris continuava na ponta seguido de Sainz (P2) com Russell em terceiro já que Gasly – que estava à sua frente – preferiu fazer a parada.
Leclerc, que vinha fazendo numa corrida espetacular, também optou pela parada nos boxes, planejando continuar o trabalho de conquistar mais posições e ajudar a Ferrari levar o título de construtores – o que dependeria de Norris não vencer a corrida.
Carlos Sainz vai para o box, e em seguida Norris também pois não poderia se arriscar numa estratégia diferente. Logo depois a Mercedes de Russell também faz a parada, que já volta indo para cima e ultrapassando Gasly, conquistando a quarta posição.
Pela vota 30, Hamilton que largou em P16 e já estava na terceira colocação recebeu um comunicado da Mercedes dizendo que pelos cálculos da equipe ele poderia ir até o final da corrida sem fazer a parada para trocar pneus.
Na volta 32 Bottas (Sauber) errou e colidiu com o carro de Kevin Magnussen (HAAS), furando o pneu de sua Sauber e tendo que abandonar a prova, sendo essa provavelmente sua despedida na Fórmula 1.
Hamilton resolveu ir para o box na volta 35, voltando na sétima posição. Mas algumas depois já estava em P5, à frente de Nico Hulkenberg (HAAS) e Gasly (Alpine), e atrás de Russell (Mercedes).
Pelo rádio Leclerc questiona a Ferrari sobre as chances de levarem o campeonato de Construtores; e a equipe diz que só venceriam se Norris não vencesse, destacando que a corrida ainda não tinha acabado e, portanto, ainda havia chances.
Hamilton continua crescendo e vai para cima de Russell conquistando a quarta posição.
E a corrida termina com Norris vencendo a corrida e levando o Campeonato de Construtores para a McLaren. Carlos Sainz termina em P2, Leclerce em P3 e Hamilton P4.
Encerra-se assim a temporada de 2024 da Fórmula 1 com expectativas do Brasil por 2025, pois teremos Bortoleto nos representando pela Sauber.
Carlos Rossi – Kabé | Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
Comments