Fórmula 1: McLaren Domina Treinos Livres do GP da Áustria com Norris e Piastri Consistentes
- Carlos Rossi | Kabé
- 27 de jun.
- 5 min de leitura

Dupla papaia fecha sexta-feira no topo enquanto Verstappen fica isolado como único rival; brasileiro Bortoleto surpreende na Sauber
A sexta-feira de treinos livres para o Grande Prêmio da Áustria revelou uma McLaren em forma excepcional, estabelecendo um ritmo que deixou a concorrência para trás no circuito de Spielberg. A equipe britânica monopolizou as duas primeiras posições na sessão mais relevante do dia, sinalizando força para o restante do fim de semana austríaco.
Comportamento dos Compostos Define Estratégias
Todos os três compostos foram utilizados ao longo dos 120 minutos de atividade na pista, com distribuição equilibrada entre as equipes: 494 voltas com o médio, 463 com o macio e 343 com o duro. Dezessete dos 20 carros testaram o composto duro, sendo que apenas Max Verstappen e a dupla da Haas com Esteban Ocon e Ollie Bearman não experimentaram o C3.

Simone Berra, engenheiro-chefe da Pirelli, ofereceu perspectiva técnica sobre o comportamento dos compostos durante a jornada. "O primeiro dia praticamente confirmou nossas expectativas anteriores. Em uma pista que já estava bem emborrachada, apesar da chuva que caiu ontem à tarde e à noite, a evolução da performance foi limitada ao longo do dia", explicou Berra.
O especialista destacou que os tempos da tarde já se aproximaram das simulações da Pirelli, com os deltas entre compostos correspondendo às expectativas: aproximadamente dois décimos entre duro e médio, e meio segundo entre médio e macio. "Foi interessante ver os três compostos em ação, apesar de acreditarmos que o Duro e o Médio serão as escolhas mais populares para a corrida. Hoje, o Macio funcionou bem, mesmo em stints longos, e os pilotos conseguiram marcar bons tempos em uma segunda e até mesmo em uma terceira volta", concluiu o engenheiro da Pirelli.
McLaren Estabelece o Ritmo
Lando Norris marcou o melhor tempo da jornada com 1min04s580, completando 35 voltas na segunda sessão de treinos livres. O britânico participou apenas do segundo período, uma vez que Alex Dunne assumiu seu cockpit durante a primeira sessão matinal como parte do programa de jovens pilotos da equipe.
"Um bom dia na pista para começar o fim de semana. Precisei recuperar um pouco do tempo perdido no TL2, mas o Alex fez um ótimo trabalho esta manhã, dando um feedback importante à equipe sobre onde poderíamos melhorar o carro para a segunda sessão", declarou Norris após encerrar as atividades.
Oscar Piastri completou a dobradinha McLaren registrando 1min04s737, apenas 157 milésimos atrás de seu companheiro de equipe. O australiano participou de ambas as sessões e demonstrou consistência ao longo do dia. "Foi uma sexta-feira decente. O ritmo parece forte e o carro está ótimo. Há algumas coisas para tentar e trabalhar durante a noite para garantir que possamos maximizar a classificação, mas estou feliz no momento e ansioso por amanhã", avaliou Piastri.
Alex Dunne teve uma participação notável na primeira sessão, terminando em quarto lugar com 1min05s766, completando 29 voltas. O jovem piloto irlandês expressou gratidão pela oportunidade: "Quero agradecer imensamente a Zak, Andrea, Alessandro, Stephanie, Warren e a todos na McLaren por me darem a oportunidade. Sou muito grato e, como disse no final da sessão no rádio, o sonho de um garotinho se tornou realidade hoje."
Verstappen Busca Acerto
Max Verstappen foi o único piloto além da dupla McLaren a quebrar a barreira de 1min05s, registrando 1min04s898 na segunda sessão e ficando com o terceiro melhor tempo geral. O tetracampeão mundial enfrentou alguns desafios de acerto durante o dia.
"No geral, hoje foi bem tranquilo e não tivemos grandes problemas. Em termos de ritmo, tivemos um pouco de subviragem no carro tanto no curto quanto no longo prazo, então isso é algo que precisamos tentar eliminar antes de amanhã", explicou o holandês, que completou 24 voltas na sessão vespertina.
Mercedes Homenageia Colega Falecido
A Mercedes apresentou desempenho competitivo com George Russell liderando a primeira sessão de treinos. A equipe alemã conduziu um programa extenso testando todos os três compostos de pneus disponíveis para o fim de semana.
Desta vez, os carros W16 carregam uma homenagem especial a Mark Hudson, membro da equipe de construção de componentes que faleceu na semana passada após 12 anos de serviços prestados. A homenagem inclui um adesivo verde "pre-fit OK", parte das funções de Hudson como última pessoa a instalar componentes em cada carro antes de deixar a fábrica.
Ferrari Enfrenta Contratempos
A Ferrari teve uma sexta-feira mista, com Lewis Hamilton perdendo tempo valioso na primeira sessão devido a problemas na caixa de câmbio. A equipe italiana aproveitou para testar atualizações aerodinâmicas introduzidas para esta corrida.
Dino Beganovic substituiu Charles Leclerc na primeira sessão, cumprindo 32 voltas sem intercorrências. Leclerc retornou ao cockpit apenas para a segunda sessão.
"Entrei no carro pela primeira vez no TL2 hoje e me senti à vontade na pista, mas ainda não totalmente à vontade em termos da sensação que tive no carro. Como de costume, nosso ritmo de corrida está bom, mas temos algum trabalho a fazer para melhorar nosso ajuste de classificação", analisou Leclerc.
Hamilton, por sua vez, comentou: "Perdemos um pouco de tempo no TL1 devido a um problema na caixa de câmbio, o que nos atrasou um pouco. O TL2 foi mais tranquilo, mas ainda não chegamos ao ritmo que queríamos."
Bortoleto Impressiona na Estreia
Gabriel Bortoleto protagonizou uma das principais surpresas do dia, mantendo-se consistentemente entre os dez primeiros nas duas sessões pela Sauber. O brasileiro estreante na Fórmula 1 registrou o sexto tempo na primeira sessão (1min05s874) e o oitavo na segunda (1min05s411).
"Hoje foi um dia muito positivo. A equipe fez um ótimo trabalho com as melhorias - elas parecem estar indo na direção certa, e estou me sentindo cada vez mais confortável no carro a cada vez que entro nele", celebrou Bortoleto.
O piloto brasileiro demonstrou otimismo para o restante do fim de semana: "Sempre adorei este circuito; tem sido bom para mim desde a F4, F3, F2 - em todas as etapas. Se mantivermos esse ritmo, realmente espero que possamos lutar pelo meu primeiro Q3 da temporada."
Nico Hulkenberg, companheiro de Bortoleto na Sauber, enfrentou dificuldades maiores terminando em 12º na primeira sessão e 19º na segunda. "Foi uma daquelas sextas-feiras em que as coisas não deram muito certo. Mudamos para o assoalho atualizado para o TL2 e experimentamos algumas configurações, mas elas não produziram as melhorias que esperávamos", admitiu o alemão.
Expectativas para o Sábado
Com a McLaren demonstrando superioridade técnica e Verstappen trabalhando para eliminar a subviragem de seu carro, o sábado promete revelar o verdadeiro potencial de cada equipe nas condições mais quentes previstas para o fim de semana.
A terceira sessão de treinos livres será crucial para os ajustes finais, especialmente para Ferrari e Mercedes, que ainda buscam o acerto ideal de seus carros. Gabriel Bortoleto terá a oportunidade de confirmar se o ritmo impressionante da sexta-feira se traduzirá em sua primeira classificação para o Q3 na temporada, enquanto a McLaren tentará manter a vantagem conquistada para garantir posições de destaque no grid de largada. A batalha pela pole position se desenha como um duelo direto entre a consistência da dupla papaia e a experiência de Verstappen em extrair o máximo de seu RB21 quando mais importa.
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
*Sugestão de pauta: Pirelli - Assessoria de Imprensa
Comentários