Fórmula 1: Lewis Hamilton faz o tão aguardado primeiro teste numa Ferrari em Fiorano
- Carlos Rossi | Kabé
- 22 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de fev.

22/01/2025 - O relógio batia 9:16h em Maranello (4:16h em Brasília) quando a estrela britânica Lewis Hamilton sai na pista privada de Fiorano para sua primeira volta no modelo SF-23 da Ferrari.
Depois de 12 anos brigando pela equipe Mercedes-Benz, esse primeiro contato do heptacampeão com um carro da equipe mais icônica da história da Fórmula 1 se deu numa manhã gelada e de muita neblina. Hamilton saiu da garagem para a pista ostentando o # 44 no bólido vermelho, com uma multidão ao redor do circuito tentando acompanhar cada centímetro de pista percorrida nesse momento histórico.

O regulamento da Fórmula 1 estabelece regras para esse tipo de teste, e foi seguindo essa normatização que a Scuderia Ferrari decidiu pelo modelo de 2023, já que obrigatoriamente o carro deve ter pelo menos dois anos de uso. Quanto às dúvidas sobre do que adianta testar um modelo mais antigo se o piloto fará a temporada com um modelo bem mais moderno, isso é parte da criação de sintonia entre piloto e máquina. Isto se mostra ainda mais relevante no caso de Hamilton, já que passou 12 anos pilotando carros da Mercedes; e com estes testes iniciais vai se iniciando o processo de adaptação com a Ferrari.

Os últimos dias estão sendo agitados e intensos para Lewis. Começou se reunindo com seu novo chefe Fréderic Vasseur; também pilotou no simulador, e conheceu instalações, tendo ainda conversas com vários membros da equipe.
Ontem, terça-feira, Hamilton teve contato com o projeto do novo carro e conversou com os engenheiros envolvidos nesse processo, mas sobrou um tempinho para posar vestindo o macacão vermelho.

A Scuderia Ferrari tem uma verdadeira legião de fãs, que ao redor de todo o mundo acompanham cada passo e cada notícia ou boato envolvendo a maior contratação da história recente da Fórmula 1, que sempre gera um gigantesco alvoroço nas redes sociais. Para se ter uma ideia, a primeira foto oficial à frente da casa do lendário Enzo Ferrari ao lado de uma F40 recebeu mais de 4,9 milhões de likes — a imagem mais curtida de Fórmula 1 na história do Instagram.
Com a F-1 em férias oficiais, resta ao público tentar acompanhar o que for possível pelos meios disponíveis, aguardando ansiosamente pelos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, quando se dará a sessão única de testes coletivos de pré-temporada.
Deixe anotado, pois é com o GP da Austrália nos dias 14, 15 e 16 de março que será aberto o calendário da temporada de 2025.
Carlos Rossi - Kabé | Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
MTb nº 97.123/SP
Contato: +55 (11) 98265-9996
Comentários