top of page

Fórmula 1: Ferrari ameaça a supremacia McLaren no Campeonato de Construtores de 2024.

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 29 de nov. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 19 de fev.

Fórmula 1: Ferrari ameaça a supremacia McLaren no Campeonato de Construtores de 2024.Com os resultados do Grande Prémio de Las Vegas a Ferrari fica muito perto de assumir a liderança de construtores. Carlos Rossi - Kabé Red Line Motor Sport
2023 Catar - Foto: Scuderia Ferrari – Press Releases

Com os resultados do Grande Prémio de Las Vegas a Ferrari fica muito perto de assumir a liderança de construtores

 

Para quem não sabe, na Fórmula 1 além do campeonato dos pilotos há também uma disputa para as equipes que leva o nome de Campeonato de Construtores, cuja sistemática de pontuação é igual à dos pilotos, mas neste são somados os pontos de todos os pilotos da referida equipe. Ou seja, nada impede que numa determinada temporada da Fórmula 1 uma determinada equipe seja Campeã de Construtores sem que nenhum dos seus pilotos seja o campeão.


Neste ano de 2024, por exemplo, Max Verstappen conquistou seu tetracampeonato no circuito de Las Vegas sem que haja chances da Red Bull Racing ser campeã de construtores.


No iluminado cirtuito de Las Vegas o desempenho dos pilotos da McLarem ficou muito aquém do que se esperava. Num resumo da prova para a McLaren podemos destacar o seguinte:


• Lando Norris e Oscar Piastri largaram na 6ª e 8ª posições respectivamente, e terminaram a prova em 6º e 7º lugares, ou seja, com quase nenhuma relevância.

• Hulkenburg ultrapassa Piastri que cai para 9º lugar, mas depois recupera a posição.

• Na 8ª volta Lando Norris cola em Pierre Gasly e consegue superá-lo, conquistando o 5º lugar.

• Lewis Hamilton que estava voando baixo em Las Vegas assume o 7º lugar de Piastri.

• Na 11ª volta Piastri vai para o box fazer a troca de seus pneus – ara os duros – e cumpre uma penalidade de 5 segundos que havia recebido.

• Lewis Hamilton que já tinha superado Piastri também ultrapassa Lando Norris jogando-o para o 6º lugar.

• Piastri vai para o box para troca de pneus, e depois Lando Norris também vai para troca de pneus.

• Na 34ª volta os pit stops se misturam e os pilotos voltam em 6º (Norris) 7º lugares (Piastri), e nessas posições concluem a corrida.


As Ferraris, por outro lado, na mesma prova terminou com Carlos Sainz e Charles Leclerc em 3º e 4º lugares, dando à Ferrari o total de 584 Pontos, muito perto dos 608 da McLaren.

Agora, com apenas mais duas provas pela frente fica muito grande a responsabilidade da McLaren, que no Catar – este final de semana – e em Abu Dhabi (06-08 de dezembro).


Lando Norris e Oscar Piastri não poderão errar. Como para a equipe é importante a pontuação de ambos os pilotos, a pilotagem deles deverá ser excelente de modo a nas duas últimas etapas terminarem as provas nas melhores posições sem rodarem nas pistas ou sofrerem qualquer colisão. A equipe terá que trabalhar precisamente para colocar os pilotos nas pistas com o carro em perfeita sintonia com os desafios dos circuitos e do clima.


No Catar haverá corrida sprint, que apesar de ser uma disputa mais curta que a corrida principal permite que os oito (08) primeiros colocados  recebam pontos, e estes são muito importantes para ambas as equipes, mas principalmente para a McLaren que está na liderança, e portanto Sainz e Leclerc (Ferrari) não tem tanto a perder.


Não há nenhuma dúvida que essas ultimas corridas serão de muita emoção tanto para os pilotos como para os aficionados pelo automobilismo.

 

O que disseram:


Estou ansioso para retornar ao Catar. Foi uma corrida muito boa para nós no ano passado, e pretendemos fazer ainda melhor este ano. Também é o Sprint final do ano, então tentaremos trazer para casa o máximo de pontos possível.

Temos foco total no que precisamos alcançar nas duas últimas rodadas. A pista e as condições no Catar devem nos servir mais do que no último final de semana, então estou animado para ver o que podemos fazer. Mais duas para ir, vamos nessa!Lando Norris

 

O Catar é o próximo. Estou ansioso para voltar, e é outro fim de semana de Sprint. Ganhei o Sprint aqui no ano passado, então estou realmente animado para ver o que podemos fazer desta vez.

Temos apenas dois fins de semana restantes e sabemos o que precisamos fazer. Este fim de semana deve ser mais forte para nós do que Vegas, então estamos com a cabeça baixa e prontos para continuar dando tudo de nós na batalha pelo Campeonato de Construtores.Oscar Piastri

 


Carlos Rossi - Kabé | Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico

MTb nº 97.123/SP

Contato: +55 (11) 98265-9996

Comments


bottom of page