Fórmula 1: Após o GP do Catar a Ferrari segue firme na busca do título pelo Campeonato de Construtores, mas está ciente das dificuldades
- Carlos Rossi | Kabé
- 2 de dez. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 19 de fev.

Na próxima semana a Ferrari estará em Abu Dhabi brigando pelo Título do Campeonato Mundial de Construtores da Fórmula 1.
Neste último final de semana, no Catar, as Ferraris correram num circuito que não agradava muito a equipe, mas mesmo assim Charles Leclerc finalizou a prova em segundo lugar, valendo destacar que foi uma corrida polêmica, tensa e com muitas punições.
Carlos Sainz, por outro lado, terminou em sexto lugar, mas a equipe acabou somando mais 35 pontos (26 na corrida de domingo e 9 na sprint), e com isso reduziu a vantagem que tinha a McLaren.
A Corrida para as Ferraris
O foco dos pilotos na primeira parte da prova era a administração dos pneus.
Após a largada Leclerc fez a ultrapassagem sobre Piastri (McLaren) assumindo a quarta posição, mas houve intervenção do Safety Car e após a relargada o piloto da McLaren retomou o lugar.
Enquanto isso Carlos Sainz preferia administrar o desgaste dos pneus, pois reconheceu que não daria para ultrapassar os carros à sua frente.
Na 30ª volta foi possível vermos um retrovisor perdido na pista, que depois se descobriu ter caído do carro de Alexandre Albon (Williams); e na volta 36 Carlos Sainz (Ferrari) e Lewis Hamilton passaram por cima de pedações desse retrovisor e acabam tendo seus pneus furados.
Sainz, portanto, teve que ir “mancando” para o box, e voltou para a prova em 10º lugar usando pneus duros.
Para a remoção dos restos do retrovisor da pista houve novo acionamento do Safety Car, e todos carros foram para os boxes.
Veio a relargada e Charles Leclerc conseguiu ultrapassar Piastri e assumiu o terceiro lugar, e Carlos Sainz pulou para oitavo.
Faltando apenas 10 voltas para o final da corrida tremulou a bandeira amarela, e Lando Norris (P2) não reduziu a velocidade o que lhe custou uma punição de 10 segundo em um “stop and go”, fazendo-o terminar a prova no 10º lugar.
Com isso a Ferrari finalizou o Grande Prêmio do Catar com Charles Leclerc em segundo lugar e Carlos Sainz sexto. A diferença de 30 pontos que a McLaren tinha sobre a Ferrari – Campeonato de Construtores – caiu para 21, jogando a decisão para o Grande Prêmio da Abu Dhabi.
No próximo final de semana acontecerá o último Grande Prémio da Fórmula 1 de 2024, que já tendo Max Vertappen como campeão, definirá o campeonato de construtores.
Resumo
Início. Leclerc avança sobre Piastri e toma a quarta posição, enquanto Carlos Sainz supera Lewis Hamilton na sexta colocação. Safety Car entra já primeira volta após choque entre Franco Colapinto e Esteban Ocon.
Volta 5. Dada a relargada, Piastri ultrapassa Charles Leclerc e retoma o quarto lugar.
Volta 24. George Russell faz o pit stop para colocar pneus duros e as Ferraris sobem para quarto e quinto lugares.
Volta 35. Carlos Sainz tem um pneu furado e se arrasta para os boxes, retornando em décimo com pneus duros.
Volta 36. Safety Car outra vez na pista. Leclerc faz a troca para pneus duros e fica em terceiro, à frente de Piastri, enquanto Carlos é o oitavo.
Volta 40. A corrida continua e, desta vez, Charles avança à frente de Piastri. Sainz vai para sétimo depois que Sergio Perez vai para o pit stop.
Volta 42. Na relargada, as posições permanecem inalteradas, mas Lando Norris recebe uma penalidade de dez segundos de stop & go por não reduzir a velocidade sob bandeira amarela. Charles passa a ser o segundo e Sainz o sexto, em um carro que não está mais em seu melhor desempenho.
Final. Sem mais mudanças e a Ferrari reduziu a diferença para a líder do campeonato de construtores McLaren para 21 pontos. A luta pelo título será decidida até o fim em Abu Dhabi.
O que disseram:
“Esperávamos que este fosse um fim de semana difícil para nós, então estou feliz com a forma como a corrida foi hoje, tendo conquistado alguns pontos contra a McLaren. Tivemos um pouco da sorte ao meu lado, e um pouco menos para Carlos com o furo no pneu. Nós poderíamos ter terminado em segundo e terceiro se não tivesse sido por isso, o que é uma pena para a equipe, mas no geral foi positivo e competitivo aqui.
Dirigindo para uma equipe tão icônica como a Ferrari, seria incrível para nós terminarmos a temporada trazendo o título de construtores de volta para Maranello. Não será fácil marcar todos os pontos que precisamos ganhar o título em um único fim de semana, mas ainda é possível e faremos absolutamente tudo para alcançá-lo.” Charles Leclerc # 15
“Obviamente não estou satisfeito com o resultado da corrida de hoje. Estávamos fortes na posição, mas infelizmente tive um furo e tive que completar uma volta inteira com um pneu furado. Depois do pit stop, teve o Safety Car e a situação nos custou ainda mais tempo, além de algumas posições cruciais.
Arrastar com o carro por uma volta inteira levou a alguns danos e o carro parecia um pouco estranho, fazendo as coisas ficarem mais difíceis na parte final.
Dito isto, estou satisfeito por ter conseguido trazer o carro para casa, e junto com o pódio de Charles conseguimos marcar pontos importantes. Nós
Lutaremos até a última volta da corrida de Abu Dhabi pelo o campeonato, e espero terminar a temporada da melhor maneira possível.” Carlos Sainz # 55
Carlos Rossi - Kabé | Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
MTb nº 97.123/SP
Contato: +55 (11) 98265-9996
Comments