Dobradinha histórica da McLaren e punição a Verstappen agitam o GP da Espanha
- Carlos Rossi | Kabé
- 1 de jun.
- 9 min de leitura
Atualizado: 3 de jun.

Piastri vence com autoridade em Barcelona, Norris completa 1-2 para os ingleses e punição tira pontos valiosos de Verstappen, que vê Piastri abrir 49 de vantagem no Mundial
Dia quente no circuito espanhol com Oscar Piastri largando na pole position, seguido de Lando Norris em dobradinha na 1ª fila – desde 1998 a McLaren não formava essa hegemonia no grid. O terceiro no grid é Max Verstappen, também 3º na classificação do campeonato. O brasileiro Gabriel Bortoleto largará em 12º, sua melhor colocação neste seu ano de estreia na Fórmula 1.
Logo que se apagaram as luzes, Piastri disparou para manter a ponta, enquanto Norris ficou em terceiro. Na primeira volta, Lewis Hamilton saltou de quinto para quarto ao passar George Russell, que perdeu a posição para Charles Leclerc na sequência. Nico Hülkenberg, companheiro de Bortoleto na Sauber, partiu em 15º e, ainda na volta 1, já figurava em 11º, superando o brasileiro de imediato. Na abertura da volta 2, Hülkenberg subia para 10º e travava intensa batalha com Fernando Alonso pela décima posição.
Com a liberação das asas móveis após a volta 2, Verstappen já colou em Piastri pressionando pela liderança, mas o australiano segurou sem muito esforço e já partiu em disparada abrindo vantagem. Na volta 7, Leclerc apertou Hamilton, mas só conseguiu a ultrapassagem na volta 10, assumindo o quarto lugar. Enquanto isso, Hülkenberg caía para 15º, e Piastri já tinha quase quatro segundos de vantagem sobre Verstappen, que sentia Norris aproximar-se pelo retrovisor.
Na volta 11, Bortoleto entrou na zona de pontuação ao assumir o 10º lugar, pois Pierre Gasly foi aos boxes. Naquele mesmo instante, Verstappen reclamou pelo rádio da baixa aderência do carro, e Norris, com o DRS acionado, investiu sobre a Red Bull. Na volta 13, a McLaren de Norris ultrapassou Verstappen para ficar em segundo – Piastri já estava mais de quatro segundos à frente. Pouco depois, Alonso escapou para a brita e foi superado por Bortoleto, que subiu para nono. Liam Lawson passou Bortoleto logo em seguida, relegando o brasileiro ao 10º posto.
No giro 14, Verstappen foi aos boxes e voltou em oitavo, calçando pneus macios tal como antes. Na volta 15, formaram-se três dobradinhas: as duas McLarens liderando, seguidas pelas Ferraris de Leclerc e Hamilton, e as Mercedes de Russell e Antonelli ocupando as seis primeiras posições. Logo após sair do pit, Verstappen iniciou sua remontada: na volta 16, ele ultrapassou Hadjar e cravou a volta mais rápida. Hamilton entrou nos boxes para trocar macios por médios e retornou em nono.
Na volta 18, Verstappen colocou muita pressão e, numa manobra brilhante por fora, venceu a Mercedes de Antonelli. Pouco depois, Leclerc levou sua SF-25 aos boxes, fazendo com que Verstappen assumisse o quarto posto, atrás de Russell. Na volta 29, o holandês superou Russell e reassumiu a terceira posição. No mesmo momento, Bortoleto estava em nono, com Gasly logo atrás, ambos sem paradas e tornando suas voltas mais lentas.
Na volta 20, Bortoleto foi ao box e retornou em último; Hülkenberg pontuava em nono. Russell parou na volta 21 e voltou em sétimo, atrás de Leclerc e Hamilton, ambos equipados com pneus médios. No giro 22, Norris entrou para trocar macios por médios, retornando em terceiro atrás de Verstappen. Piastri foi aos boxes em seguida, permitindo que Verstappen assumisse provisoriamente a liderança com a volta mais rápida – Piastri, Norris, Leclerc e Hamilton completavam o top-5. Ainda na volta 22, Russell, com pneus novos, registrou a melhor volta.
No meio do pelotão, Antonelli superou Gasly para assumir a sétima posição, e Hadjar passou Hülkenberg para ocupar o nono lugar. Bortoleto, em constante busca de recuperação, aparecia em 16º na volta 26, depois de superar Franco Colapinto. Um toque entre Albon e Lawson danificou o bico da Williams, que abandonou a prova por não ter peça de reposição.
Na volta 30, Verstappen fez nova parada e voltou em quarto, atrás de Leclerc, com Hamilton logo atrás em quinto. Verstappen continuou cravando voltas mais rápidas. Na volta 35, Bortoleto ultrapassou Carlos Sainz e avançou para 13º. No giro 36, Verstappen – ainda marcando os melhores tempos – superou Leclerc para reassumir o terceiro posto, ficando atrás apenas das duas McLarens.
A corrida prosseguiu intensa: na volta 41, Leclerc e Colapinto voltaram aos boxes, enquanto Verstappen seguia ditando o ritmo com voltas rápidas consecutivas. A McLaren, que contava com apenas duas paradas, começou a duvidar da própria estratégia ao perceber que Verstappen, com a estratégia de fazer mais pit stops, vinha com pneus em melhores condições e ritmo crescente.
Na volta 47, Hamilton parou novamente e, por um problema, retornou em sétimo, atrás de Russell e Antonelli. No giro 48, Bortoleto reapareceu na zona de pontuação em 10º, atrás de Hülkenberg. Naquele momento, Verstappen foi novamente aos boxes para trocar seus médios por macios. Na volta 49, Norris também calçou pneus macios. A disputa pelo topo prosseguia acirrada, e Verstappen registrava a volta mais rápida mais uma vez.
Na volta 55, a bandeira amarela entrou em cena com o Safety Car após incidente de Antonelli. As duas McLarens e a Red Bull de Verstappen foram aos boxes para a última troca de pneus – vários outros aproveitaram a neutralização para também trocarem seus compostos. Logo após sair do box, Verstappen questionou pelo rádio por qual motivo estava com pneus duros, e foi informado que eram os únicos disponíveis para aquele resto de prova.
Na relargada da volta 60, Verstappen sentiu o peso dos pneus duros: Leclerc e Russell o ultrapassaram, e ele chegou a sair da pista para manter o quarto lugar. Na volta 62, Hülkenberg figurava em sétimo, enquanto Bortoleto aparecia em 11º. Pouco antes do final, na volta 64, Russell pressionou Verstappen até o toque roda com roda, mas ambos seguiram na prova. Mais atrás, Alonso superou Bortoleto, que caiu para 12º. No penúltimo giro (65), Russell conquistou o quarto lugar ao passar Verstappen, enquanto Hülkenberg passou Hamilton para ficar em sexto. As últimas voltas foram marcadas por manobras arriscadas e a emoção que todo fã de Fórmula 1 espera.
Quando a quadriculada tremulou, Piastri e Norris cruzaram em dobradinha — a primeira da McLaren em Barcelona desde 1998 — seguidos por Leclerc, com Russell em quarto. Verstappen alcançou a linha em quinto, mas, com a punição de 10 segundos por ter prejudicado Russell, caiu para a décima posição na classificação oficial.
O tombo foi duro: Max só saiu da Espanha com 1 ponto, ficando com 137 no Mundial, 49 atrás de Piastri (186). A Red Bull, com 144 pontos, caiu para quarto lugar entre os construtores, vendo Ferrari e Mercedes encostarem. Enquanto isso, a McLaren, empolgada com o feito, se firma como forte candidata ao título de 2025.
O que disseram:
Oscar Piastri:
“Estou muito feliz por ter vencido hoje. Foi um ótimo fim de semana no geral. O ritmo estava muito bom. Conseguimos acelerar quando precisávamos. Tem sido um ótimo ano até agora e este fim de semana foi exatamente o tipo de fim de semana que eu esperava. Executamos tudo o que precisávamos quando era preciso, e isso é tudo o que se pode pedir. A equipe me deu um ótimo carro mais uma vez, e estou muito orgulhoso do trabalho que fizemos. Houve muito apoio nas arquibancadas, então agradeço à torcida por estar presente. Não poderíamos ter terminado a tripla rodada melhor como equipe.”
Lando Norris:
“Foi uma corrida boa e divertida, e terminar esta tripla sequência com uma dobradinha é ainda melhor. Parabéns ao Oscar, ele fez uma corrida muito boa hoje. Eu não tive o ritmo para igualá-lo, mas demos o nosso melhor. É uma corrida longa e tudo poderia ter acontecido no final. Estávamos sob pressão com a relargada do Safety Car, mas lidamos muito bem com isso e mantivemos a posição. Estou feliz por voltar para casa com bons pontos para a equipe.”
George Russell:
“Terminamos onde começamos hoje e o quarto lugar provavelmente foi o melhor que poderíamos ter feito hoje. As últimas 10 voltas tiveram muita ação, mas estou frustrado com meu desempenho na primeira volta. Tive uma boa largada, mas depois caí de rendimento e ambas as Ferraris passaram à minha frente. Eu senti que Charles (Leclerc) estava alcançável hoje, mas as coisas se embaralharam um pouco com o Safety Car e, depois do contato com Verstappen, foi um pouco difícil recuperá-lo. No geral, podemos sair de Barcelona satisfeitos com parte do progresso que vimos neste fim de semana. Finalizar em P4 está bem consistente com onde estamos correndo desde o início da temporada, então é bom estar de volta a esse nível em termos de ritmo após duas corridas difíceis. Infelizmente, ainda estamos longe dos líderes, mas estamos dando passos à frente. Vamos continuar fazendo progresso na próxima etapa em Montreal.”
Kimi Antonelli:
“Estou decepcionado com como essa corrida foi hoje. Foi um Grande Prêmio complicado, com as altas temperaturas impactando os pneus. Mesmo tendo feito muito trabalho de long run no FP1 e FP2 na sexta-feira, ainda foi uma luta cuidar deles e manter um ritmo decente. No entanto, eu ainda me sentia bem no carro. Tive bom ritmo com os pneus médios e fiz tempos de volta consistentes. Foi, portanto, uma pena terminar o dia com um abandono. No geral, foi uma tripla rodada difícil para nós. Agora, porém, teremos algum tempo para nos reorganizar. Estou realmente ansioso para ir a Montreal para meu primeiro GP do Canadá. É uma pista diferente e um asfalto diferente de Barcelona. Também estamos no extremo oposto da gama de compostos da Pirelli em comparação a aqui em Barcelona. Vamos levar tudo o que aprendemos nas últimas três semanas, analisar e voltar mais fortes em duas semanas.”
Max Verstappen:
“Foi uma pena que o safety car entrou e tivemos o azar de ter que ir para os boxes. Mas correr é assim, às vezes funciona para você e às vezes não. Os únicos pneus novos que tínhamos no final eram duros, então decidimos trocá-los quando todos estavam com macios. Infelizmente, os pneus duros têm aderência muito baixa, o que foi bastante frustrante e tornou as coisas muito mais difíceis. Tínhamos apenas seis voltas, então os outros puderam ir com tudo e lutamos bastante. Claro que houve uma oportunidade de ficar na pista com o pneu macio, mas foi uma decisão que tomamos e é fácil olhar para trás. Quando entramos na relargada, nos metemos em uma situação complicada e perdemos a posição. O que aconteceu lá aconteceu e recebemos uma penalidade de dez segundos. Na corrida, maximizamos o que tínhamos, fizemos tudo o que podíamos e não tivemos o ritmo para igualar os McLarens. No final das contas, só temos que tirar os pontos positivos de hoje, sempre há coisas que podem ser melhoradas e sabemos que as três paradas foram o caminho certo a seguir, especialmente com a degradação dos pneus.”
Nico Hülkenberg (traduzido):
“Foi um daqueles domingos em que tudo deu muito certo. Desde o início, estávamos na briga — uma largada forte, uma primeira volta limpa e pudemos imediatamente brigar por pontos. Ironicamente, não ter tido o melhor sábado e economizar um jogo de pneus macios nos deu uma vantagem estratégica na alocação de pneus. O Safety Car alterou um pouco as coisas, e ter aqueles compostos novos acabou sendo uma ótima opção. Houve uma diferença significativa entre pneus usados e novos hoje, então isso realmente valeu a pena.O carro esteve ótimo durante todo o fim de semana, e as atualizações claramente nos deram um passo à frente em termos de desempenho — tivemos um ritmo forte durante toda a corrida. Parabéns a toda a equipe, tanto na fábrica quanto na pista, pelo trabalho árduo nas atualizações. Não consegui maximizar as coisas ontem — foi decepcionante não entregar o esperado e fiquei frustrado comigo mesmo. Mas essa raiva me deu um impulso extra hoje. É gratificante me recuperar assim e trazer 10 pontos para casa. Um ótimo resultado para nós, é isso que importa no final.”
Charles Leclerc:
“Ontem, eu sabia que estava sacrificando a classificação para ter uma corrida melhor no domingo, mas não esperava subir ao pódio, então estou feliz com isso.Os dois primeiros turnos foram muito positivos hoje, o último turno com pneus médios foi um pouco mais complicado, mas depois tivemos o Safety Car que nos deu a oportunidade de colocar pneus macios novamente e aproveitamos.Ainda temos muito trabalho a fazer e ainda não estamos tão rápidos quanto gostaríamos, mas agora voltamos para casa para recompor e nos esforçar para voltar mais fortes nas próximas corridas.”
Lewis Hamilton:
“Hoje definitivamente não foi o que eu esperava. Eu me sentia bem antes da corrida, depois de uma classificação muito boa e com o carro apresentando um desempenho melhor. Mas o equilíbrio ficou desequilibrado durante toda a corrida e nos faltou ritmo desde o início. Não temos uma explicação para isso, então teremos que analisar os dados e quaisquer problemas subjacentes. Parabéns ao Charles, ele fez um ótimo trabalho e mereceu totalmente o pódio.”
Resultado final – GP da Espanha 2025 (com penalização de 10s a Verstappen)
81 – Oscar Piastri (McLaren Mercedes) – 1:32:57.375 – 25 pontos
4 – Lando Norris (McLaren Mercedes) – +2,471s – 18 pontos
16 – Charles Leclerc (Ferrari) – +10,455s – 15 pontos
63 – George Russell (Mercedes) – +11,359s – 12 pontos
27 – Nico Hülkenberg (Chute Sauber Ferrari) – +13,648s – 10 pontos
44 – Lewis Hamilton (Ferrari) – +15,508s – 8 pontos
6 – Esteban Hadjar (Racing Bulls Honda RBPT) – +16,022s – 6 pontos
10 – Pierre Gasly (Alpine Renault) – +17,882s – 4 pontos
14 – Fernando Alonso (Aston Martin Aramco Mercedes) – +21,564s – 2 pontos
1 – Max Verstappen (Red Bull Racing Honda RBPT) – +21,826s (já com 10s de acréscimo) – 1 ponto
30 – Liam Lawson (Racing Bulls Honda RBPT) – +25,532s – 0 ponto
5 – Gabriel Bortoleto (Chute Sauber Ferrari) – +25,996s – 0 ponto
22 – Yuki Tsunoda (Red Bull Racing Honda RBPT) – +28,822s – 0 ponto
55 – Carlos Sainz (Williams Mercedes) – +29,309s – 0 ponto
43 – Franco Colapinto (Alpine Renault) – +31,381s – 0 ponto
31 – Esteban Ocon (Haas Ferrari) – +32,197s – 0 ponto
87 – Kevin Homem-Urso (Haas Ferrari) – +37,065s – 0 ponto
NC. 12 – Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) – 53 voltas, DNF – 0 ponto
NC. 23 – Alexander Albon (Williams Mercedes) – 27 voltas, DNF – 0 ponto
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
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