top of page

Copa Truck: Em Goiânia, Djalma Pivetta conquista última pole position do ano na Elite

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 7 de dez. de 2024
  • 3 min de leitura
Djalma Pivetta - IVECO #21 Foto: Carlos Rossi - KAbé / Red LIne Motor Sport

Ainda na luta pelo vice-campeonato, piloto da Usual Racing surpreendeu favoritos e largará na frente pela segunda vez em 2024. Campeã, Bia Figueiredo partirá do sétimo posto


A quente e exigente tarde deste sábado (7) em Goiânia reservou surpresas na última sessão classificatória da Copa Truck para a categoria Super Truck Elite em 2024. Bia Figueiredo despontou como favorita à posição de honra, mas foi Djalma Pivetta quem roubou a cena. O piloto do Iveco S-Way #21 da Usual Racing cravou a pole position pela segunda vez na temporada ao marcar 1min56s276 em sua volta mais rápida.


Assim como na última sexta-feira, o calor foi uma das grandes marcas deste sábado no Planalto Central. A definição do grid de largada começou com 32ºC de temperatura ambiente e 46ºC na pista.


Campeã por antecipação na Elite, Bia Figueiredo começou a classificação de forma dominante, como foi na série de treinos livres, mas a paulista enfrentou um revés no Top Qualifying, quando foi punida e excluída da atividade por emissões. Outro piloto sancionado foi Vinícius Palma, por ter cruzado a faixa de entrada de box. Quem se deu bem foi Pivetta, que tirou proveito do revés dos rivais para confirmar a pole e conquistar pela segunda vez o Troféu Pole Position Maxon Oil neste ano.


“Tivemos alguns percalços durante o campeonato e ficamos um pouco para trás. Mas nosso caminhão foi bem preparado para Goiânia e conquistei mais uma pole. É muito gratificante terminar o campeonato com mais uma pole e, quem sabe, vou para buscar a vitória amanhã. Dedico esse resultado à minha família e à nossa equipe, que trabalha muito para colocar esse nosso caminhão lá na frente”, disse.Surpresa em Goiânia — Em seu primeiro fim de semana atuando como campeã da categoria Elite, Bia Figueiredo começou muito forte nesta tarde em Goiânia. Depois de ter liderado os três treinos livres, a paulista também foi a mais rápida na primeira parte da classificação e anotou 1min51s509, quase 0s5 mais rápido que o segundo colocado, Jô Augusto Dias. Daniel Kelemen avançou para a fase final da sessão em terceiro.


Além do top-3, classificaram para o Top Qualifying Pedro Perdoncini, Djalma Pivetta, Vinícius Palma, Ricardo Alvarez e Rodrigo Taborda. Os oito primeiros colocados disputaram a última pole position do ano, que parecia destinada novamente à grande campeã de 2024.


Logo na sua primeira volta, Bia virou tempo que parecia ser inalcançável: 1min54s503. Só que o cenário mudou quando a competidora da ASG Motorsport foi punida e excluída da classificação, tal qual Jô Augusto Dias. “Muito bom largar como campeã e vou me divertir amanhã partindo do sétimo lugar”, disse Figueiredo logo após a tomada de tempos desta tarde.


Vinícius Palma então tomou a dianteira da tabela de tempos, mas o piloto recebeu uma punição que lhe tirou a chance de brigar pela pole position na Elite. Pivetta aproveitou a oportunidade e alcançou a posição de honra em Goiânia.


O último ato da temporada — Além da Copa Truck, a Copa Hyundai HB20 também fechará seu campeonato e definirá seus campeões com duas corridas, além de desfiles de motos, caminhões, pilotos e a tradicional visitação aos boxes para conhecer de perto competidores e suas máquinas.


As corridas da Copa Truck serão exibidas ao vivo pelas telas da Band, SporTV e canais da categoria, High Speed e Parc Fermé no YouTube; já as provas da Copa HB20 são transmitidas nos canais do Acelerados, Hyundai, High Speed e Parc Fermé no YouTube, com o SporTV e a Rede TV exibindo as disputas em horários alternativos.



Comunicação Copa Truck

Bruno Vicaria

Comments


bottom of page