top of page

Alexandre Bastos gabarita jornada com vitórias nas corridas sprint em Cascavel

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 26 de mai.
  • 4 min de leitura
Alexandre Bastos gabarita jornada com vitórias nas corridas sprint em Cascavel
Alexandre Bastos gabaritou o fim de semana no Autódromo Zilmar Beux (Marcelo Machado de Melo/Vicar)

Catarinense foi o grande nome do fim de semana da Turismo Nacional no oeste do Paraná com duas poles, recorde da pista e três triunfos. Depois de se destacar com enorme remontada no sábado, Augusto Sangalli faturou as duas provas na categoria B

Alexandre Bastos coroou uma jornada absolutamente perfeita com duas vitórias nas corridas sprint da Turismo Nacional disputadas na manhã deste domingo (25) no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR). Depois de marcar a pole position da etapa Endurance e triunfar na prova de longa duração no último sábado ao lado de Dudu Berlanda, Xande voltou à pista no fim da última tarde a bordo do Toyota Yaris preparado pela equipe Roger Racing para cravar nova pole das provas sprint, com direito a recorde da pista — 1min13s563. E, neste domingo, o catarinense venceu as duas corridas de curta duração previstas para o fim de semana.


Se Xande Bastos foi o grande vitorioso do fim de semana em Cascavel, o mesmo pode ser dito em relação a Augusto Sangalli na categoria B. Principal piloto da jornada no oeste do Paraná na sua classe, o paulista de 18 anos correu a etapa Endurance em parceria com Bernardo Cardoso, saiu de 34º para cruzar a linha de chegada em um segundo lugar com sabor de vitória. Neste domingo, Sangalli completou uma campanha pra lá de positiva ao levar seu Chevrolet New Onix Sedan # 80 para dois triunfos importantes na B com a Pein Competições, mantendo assim a liderança da tabela.


Dono do fim de semana em Cascavel, Xande Bastos só teve motivos para sorrir. “Que fim de semana abençoado! Só tenho a agradecer. Nem nos meus melhores sonhos imaginaria um fim de semana como esse. O carro esteve sempre muito rápido, com ‘faca nos dentes’, traseirando bastante. Deixou a corrida desafiadora, mas recompensadora, também. Parabéns a toda nossa equipe Roger Racing. Que trabalho show!”, comemorou.


Sangalli também vibrou com sua jornada neste fim de semana. “Foram corridas muito boas. Estávamos ali com os pilotos da categoria A, mas optamos por fazer provas mais tranquilas e levar a vitória na B. E foi isso. Só agradecer a todos pelos resultados que conseguimos neste fim de semana. O mais importante é manter a liderança na B e buscar o título no fim do ano”, destacou o jovem piloto.


As corridas — Com duas provas extremamente disputadas desde o início, a Turismo Nacional voltou a entregar muita ação e emoção em Cascavel na esteira das disputas complementares à etapa de abertura do campeonato, em Interlagos, no começo de maio. Cheia de ultrapassagens, as duas corridas justificaram o DNA raiz da categoria dos carros mais vendidos do Brasil.Xande Bastos partiu da pole position e não foi superado para triunfar na categoria A, seguido por João Cardoso. Outro grande destaque do fim de semana, Murilo Fiore cruzou a linha de chegada em terceiro, seguido por Wanderson Freitas. Pablo Alves saiu do meio do grid para cruzar a linha de chegada em quinto na sua categoria e sexto no geral após ter largado em 15º.


Já na categoria B, Sangalli liderou de ponta a ponta para faturar mais uma no campeonato, seguido de perto pelo catarinense Gabriel Moura, que triunfou no começo do mês em Interlagos e foi o melhor rookie. O luso-brasileiro Vasco Pedro foi o terceiro colocado na categoria, à frente dos também estreantes Luiz Veras e Ale Xavier.


Realizada em sequência, a corrida 2 teve o grid determinado pela ordem de chegada da primeira prova do dia. Wanderson Freitas dividiu a primeira fila com Xande Bastos e deu o bote na largada para tomar a liderança. Entretanto, o catarinense se mostrou imparável e preparou a ultrapassagem para retomar a ponta e partir para a vitória nas voltas finais, seguido pelo mineiro, primeiro bicampeão da Turismo Nacional, e novamente por Fiore. João Cardoso foi o quarto e Alberto Cattucci, o quinto.


Sangalli repetiu o triunfo na categoria B, desta vez terminando à frente do brasiliense Luiz Veras, segundo colocado e melhor rookie da prova. Também estreante, Caio Cunha terminou no pódio e marcou o terceiro lugar, seguido pelos igualmente rookies Vasco Pedro e Neto Datti.


Vem aí — A próxima etapa da temporada 2025 da Turismo Nacional será disputada em duas semanas. O palco da terceira rodada do campeonato será o Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), reservando oito corridas, sendo seis valendo pela etapa gaúcha e mais duas para completar as provas pendentes de Interlagos, na abertura do calendário.


O calendário da temporada 2025 da Turismo Nacional*

1ª etapa: 4 de maio, Interlagos (SP)

2ª etapa: 25 de maio, Cascavel (PR)

3ª etapa: 8 de junho, Velopark (RS)

4ª etapa: 20 de julho, Velocitta (SP)

5ª etapa: 7 de setembro, Cascavel (PR) – ou alternativa**

6ª etapa: 26 de outubro, Rio Grande do Sul – ou alternativa**

7ª etapa: 16 de novembro, Goiânia (GO)

8ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (SP)

*sujeito a alterações


Contatos

Rodolpho Siqueira / Fernando Silva

Comments


bottom of page